Analista-Tributário da Delegacia Sindical de Porto Velho ministra palestra sobre IRPF para professores e acadêmicos de Faculdade em Ariquemes/RO

O Analista-Tributário, Francisco Pinto, da Delegacia Sindical de Porto Velho, estado de Rondônia, ministrou no último dia 22, palestra sobre a legislação e Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física-IRPF.

O evento foi para cerca de 120 acadêmicos e professores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade de Educação e Meio Ambiente-FAEMA, de Ariquemes, cerca de 200 km da Capital, Porto Velho.

Foram abordadas questões como a origem da obrigação de entregar a Declaração de Ajuste Anual do IRPF no Código Tributário Nacional-CTN, no Dec. 3.000/1999 (RIR), a classificação dos rendimentos, despesas dedutíveis e dependentes, dentre outros tópicos. O que é “Malha Fiscal” ou “Malha Fina”, o que fazer para evitar e como fazer a chamada autorregularização”, também foram temas da conferência.

Os professores e acadêmicos interagiram fazendo bastantes perguntas, o que tornou a palestra bastante animada e participativa. Ao final, a professora Élida Cristina Dalpias, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, elogiou e agradeceu ao representante da Receita. “Foi muita esclarecedora a palestra e serviu para os presentes tirar suas dúvidas sobre a matéria. Esperamos que esse seja apenas o primeiro de outros eventos do tipo com a Receita Federal”, disse.

Como representante de Educação Fiscal, o Analista-Tributário visitou a direção e professores da FAEMA e de outra Instituição de Ensino Superior-IES de Ariquemes, deu informações sobre o NAF-Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil e as incentivou a firmar Termo de Cooperação Técnica visando a instituição de mais um NAF na jurisdição da DRF/Porto Velho.

Fonte: Informe-se RF02 e fotos Faema