Boletim Semanal do Sindireceita – de 02 a 06 de março

Sr. presidente, há algo muito mais impressionante no Brasil que a “burocracia da Receita”

O presidente Jair Bolsonaro, em transmissão ao vivo na noite desta quinta-feira, dia 5, afirmou estar impressionado como a “burocracia” da Receita Federal “atrapalha o desenvolvimento do Brasil”, após ter ouvido pleitos de ” megaempresários” em reunião realizada em São Paulo. Talvez o Sr. presidente desconheça que desde a Constituição federal de 1988, só em matéria tributária, foram editadas 16 emendas constitucionais, 48 leis complementares, 1.150 leis ordinárias, 248 medidas provisórias originárias, 1.674 medidas provisórias reeditadas e 1.685 decretos federais. Leia matéria completa aqui.

 

 Participantes da LXXVI Reunião Ordinária do CNRE devem providenciar as reservas das passagens aéreas e de hotel

Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita informa que a LXXVI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) será realizada entre os dias 3 a 7 de abril de 2020, no hotel Grand Mercure Brasília Eixo Monumental, localizado no SHN, quadra 5, Bloco G, Asa Norte, em Brasília/DF. Os participantes do evento ficarão hospedados no mesmo hotel, com data de deslocamento de ida no dia 03 de abril e volta no dia 7 de abril. Leia matéria completa aqui.

 

 DEN convida representantes de DSs e CEDSs para participarem de Oficina Financeira em Brasília

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) convida os representantes das Delegacias Sindicais (DSs) e Conselhos Estaduais de Delegacias Sindicais (CEDSs) de todo país para participarem de Oficina Financeira a ser realizada das 9h às 13h, no dia 03 de abril de 2020 (sexta-feira), um dia antes do início dos trabalhos da Reunião Ordinária do CNRE (Conselho Nacional de Representantes Estaduais) que acontecerá entre 4 e 6 de abril de 2020 em Brasília. Leia matéria completa aqui.

 

Dia Internacional da Mulher – Dia de homenagem e de luta

Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita presta neste dia 8 de março uma homenagem a todas as mulheres e, especialmente as valorosas colegas Analistas-Tributárias da Receita Federal do Brasil. Leia matéria completa aqui.

 

Analistas-Tributários em Brasília/DF aprovam indicativos e greve dia 18 de março contra a reforma administrativa

Analistas-Tributários que participaram da Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU), realizada pela Delegacia Sindical de Brasília, no prédio da Receita Federal nos órgãos centrais, aprovaram todos os indicativos, inclusive a realização da greve no próximo dia 18. Leia matéria completa aqui.

 

Sindireceita solicita ao secretário de Previdência do Ministério da Economia reabertura de migração para o Funpresp

As mudanças causadas pelo novo regime de Previdência Social que passou a vigorar no país a partir de janeiro de 2020 – com a reforma da Previdência – impactaram diretamente nos vencimentos dos Analistas-Tributários, ativos e inativos. O Sindicato está questionando judicialmente os dispositivos da reforma, que considera injusta, e, em muitos aspectos, inconstitucional, mas considera o fato de que muitos filiados não tiveram a oportunidade de decidir pela adesão ao Funpresp quando as novas regras do regime próprio foram propostas. Leia matéria completa aqui.


 Presidente do Sindireceita debate reforma tributária em reunião com representantes da Febrafisco

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, debateu a tramitação das propostas de reforma tributária em discussão no Congresso Nacional (PECs 45/2019 e 110/2019) durante reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 3, com representantes da Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, dos Estados e Distrito Federal (Febrafisco). A reunião ocorreu na sede da entidade, em Brasília/DF. Leia mais aqui.


 Corte orçamentário na RFB é tema de reunião entre Sindireceita e Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Os diversos prejuízos nos serviços prestados pela Receita Federal do Brasil (RFB) causados pelo corte de 36% do orçamento do órgão para o ano de 2020 foram amplamente debatidos em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 3, entre representantes do Sindireceita e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O encontro ocorreu na sede do CFC, em Brasília/DF. Leia mais aqui.

 

Analista-Tributário Valmir Paulino Benício concede entrevista sobre IRPF 2020 à TV Sul

A declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2020 foi tema de entrevista concedida pelo Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB) chefe da Agência do órgão em Guaxupé/MG, Valmir Paulino Benício, à TV Sul nesta quarta-feira, dia 4. Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para entregar a declaração.  Leia matéria completa aqui.

 

 Analista-Tributário aposentado e secretário de Finanças da DS Porto Velho concede entrevistas e fala ao vivo às emissoras de rádio de Brasília sobre o IRPF/2020

Em entrevistas ao vivo em Brasília/DF, nessa segunda-feira, dia 2, e terça-feira, dia 3, o Analista-Tributário aposentado, Francisco Pinto, secretário de Finanças da Delegacia Sindical Porto Velho/RO, falou sobre as regras e o prazo da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física do exercício de 2020, ano-calendário de 2019-IRPF/2020. Leia matéria completa aqui.