Colegas convivem com insegurança e falta de estrutura no sul do País

Durante dois dias, representates do SINDIRECEITA percorreram várias unidades de fiscalização na região de Foz do Iguaçu e puderam comprovar as deficiências que existem na estrutura da Receita Federal. Faltam servidores e a insegurança é constante. No final da manhã, da última segunda-feira, por exemplo, apenas um Técnico fazia a fiscalização de veículos que cruzavam a Ponte da Amizade.

O presidente eleito do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira e o presidente do Conselho Estadual de Delegacias Sindicais do Paraná, João Caputo e Oliveira, se reuniram com colegas em Foz do Iguaçu nos dias 13 e 14. Também participaram dos encontros o delegado sindical de Foz, Sérgio de Paula Santos, e a diretora da Diretoria Executiva Nacional, Sandra Regina Gava.

Na segunda-feira, pela manhã, conversaram com o delegado substituto de Foz sobre as condições de trabalho naquela Unidade. Em seguida, fizeram visita à Ponte Internacional da Amizade Brasil-Paraguai. Por volta do meio-dia, apenas um Técnico da Receita Federal fazia a verificação de todo o tráfego na ponte, devido ao número reduzido de TRFs lotados em Foz do Iguaçu.

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

Durante a assembléia local, realizada em Foz do Iguaçu, foram constatados vários problemas e apresentadas propostas:

a) Clima de falta de segurança naquela DRF. Este problema pode ser combatido com o Porte de Arma para o TRF e a instituição de Adicional de Risco

b) Alta rotatividade de servidores naquela Unidade. Este problema pode ser resolvido ou minimizado com a instituição de Adicional de Localidade

c) Falta de pessoal. Somente com a contratação de número adequado de TRFs este problema pode ser resolvido. O Sindireceita vem defendendo a contratação de, no mínimo, 2.000 TRFs em 2005

d) Péssimas condições de trabalho e segurança em Foz do Iguaçu, a constante ameaça de Processo Administrativo Disciplinar, em sua maioria sem fundamentos

e) Também será feito um estudo sobre a adoção de procedimentos naquela Unidade, que podem estar em desacordo com a legislação. Por fim, foi abordada a questão de colegas que vão prestar serviços em Foz do Iguaçu e que, por desconhecer as peculiaridades daquela Unidade, podem vir a ter problemas funcionais.

Após a Assembléia Local foi realizada visita ao Posto Bom Jesus, em Medianeira, para verificação das condições de trabalho naquele local. Ontem pela manhã, o Presidente eleito concedeu entrevista à TV Tarobá sobre as condições de trabalho dos Técnicos da Receita Federal em Foz do Iguaçu.

À tarde ocorreu uma reunião de trabalho com o prefeito eleito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, com a finalidade de traçar um plano de ação em conjunto com a finalidade de melhorar as condições de trabalho dos servidores da SRF e os serviços prestados à população local. Ficou acertado que no primeiro semestre de 2005 o Sindireceita, em parceria com a Prefeitura, realizará Seminário em Foz do Iguaçu.