Aumento do IR e CSLL das empresas gera polêmica

Continuam as discussões em torno da MP 232, que revisa a tabela do Imposto de Renda, e deve ser discutida no Congresso Nacional em fevereiro. O item que aumenta 25% do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas prestadoras de serviço já gera polêmica entre os parlamentares da oposição e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB-SP), afirmou na última quinta-feira (6) que cabe uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a MP.

O secretário da Receita, Antonio Rachid, no entanto, diz que a medida vai fazer justiça à maioria das pessoas físicas, o que inclui os assalariados. Segundo ele, isso vai ocorrer porque hoje em dia é comum muitos profissionais se transformarem em pessoa jurídica (empresa) para pagar menos imposto.

Na opinião da OAB-SP, entre outras alterações, a medida proíbe, em seu artigo 10, que os contribuintes recorram ao Conselho de Contribuintes (segunda instância) em disputas com o Fisco inferiores a R$ 50 mil. Para o presidente da Comissão de Assuntos Tributários da OAB-SP, Luiz Antônio Miretti, com a medida o governo instituiu ?a ditadura fiscal?.

A OAB nacional também disse que está estudando a possibilidade de entrar com ações judiciais contra a decisão do governo.

Empresas devem reformular seus contratos sociais

Encerra hoje o prazo para as empresas adaptarem seus contratos sociais às novas regras do Código Civil. Uma das mudanças é que a figura do ?sócio-gerente? foi substituído pelo ?administrador?. As reuniões também devem ser registradas em atas e os contratos precisam estabelecer as formas de convocação. Outro aspecto é a exigência de que as subsidiárias de corporações estrangeiras devem passar a ser registradas como sociedades anônimas.

Dados das associações e juntas comerciais indicam que menos da metade das empresas estão atuando conforme as novas regras.

Os empresários que não se adaptarem as novas regras não estarão sujeitos a penalidades, como multas por exemplo, mas podem ter certos problemas, como o impedimento de licitações públicas além de ter seus pedidos de empréstimo negados pelas instituições financeiras.

Para alterar os papéis, as Juntas cobram de 18 a 241 reais.

Informe DS/Pernambuco

O delegado sindical da DS/PE, Dr. Cleto Lopes de Barros, informa que os novos membros da diretoria tomaram posse no mês de dezembro. A delegacia sindical de Pernambuco ficou assim composta:

Delegado sindical - Cleto Lopes de Barros

Delegada substituta -Ana Valéria Lucena do Amaral

Secretária geral -Maria de Fátima Dantas

Secretário de finanças -José Luiz Correa Teixeira

Secretária de comunicação -Vera Lúcia Santos Bezerra

Secretário de assuntos jurídicos -Walmir Maximino Pessoa

Secretário dos aposentados -João Pereira dos Santos Filho.

A DS agradece a todos que se empenharam nesse ato de democracia, e no fortalecimento da instituição, bem como deseja a todos os colegas um Feliz 2005, com saúde, luta e grandes realizações.

Nota de Falecimento

A delegacia sindical no Rio de Janeiro, informa com pesar o falecimento do Técnico Everaldino Amorim.

Aos familiares e amigos, os sinceros votos de paz da categoria TRF, neste momento de saudade.