Odino Marcondes: SINDTTEN NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Ontem, às 11:00 horas, o SINDTTEN esteve reunido com o Secretário-Executivo da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Sr. Luiz Alberto Rodrigues.

Na pauta a atuação do Conselho na construção da proposta de reforma previdenciária.

Na ocasião, o Secretário-Executivo ouviu durante quase uma hora o diagnóstico da previdência pela ótica dos servidores públicos, evolução da previdência do setor público, críticas sobre a proposta original do Partido dos Trabalhadores e alternativas para obter-se um sistema previdenciário equilibrado, que garanta a integralidade dos vencimentos e a paridade entre ativos e aposentados. Outro ponto abordado foi a divulgação da composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e sua forma de atuação.

O SINDTTEN ouviu do Secretário-Executivo que o Conselho foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir um pacto social entre capital e trabalho, cuja composição final, de 41 representantes do setor produtivo e 41 da sociedade, seria anunciada ainda ontem pelo Ministro Tarso Genro, sendo que no próximo dia 13 ocorreria a posse e a primeira reunião de trabalho. No total, o Conselho chegará ao número total de 97 pessoas.

A reforma tributária e a previdenciária serão temas fundamentais a serem debatidos no Conselho, que atuará mediante formação de comissões temáticas. A reforma da previdência comportará três comissões compostas por até vinte e um membros, sendo um indicado pela Secretaria, um pelo Ministro da Previdência, dez escolhidos entre os conselheiros e mais nove escolhidos pelo governo.

Disse ainda que o SINDTTEN já está convidado para a posse do Conselho e que deverá ser ouvido nas Comissões, onde poderá debater e apresentar propostas, tendo em vista a relevância dos argumentos apresentados.

As Comissões Temáticas também serão o campo de atuação do SINDTTEN, conforme proposta a ser defendida no Fórum das carreiras Exclusivas de Estado.

Participaram da Reunião Reynaldo Puggi- Presidente, Irivaldo Peixoto-Secretário Geral, Paulo Antenor-Diretor Administrativo e Hélio Bernades-DS/Goiânia.