Semana decisiva na luta por Justiça Salarial

Os colegas estão convocados para amanhã (23) e quarta-feira (24), participarem da Assembléia Geral Nacional Unificada, onde a categoria TRF vai deliberar os próximos passos da campanha por Justiça Salarial.

Reunidos na semana passada, os participantes da 33a reunião ordinária do CNRE construíram os indicativos para a Assembléia, que definirá se haverá greve e se será por tempo indeterminado ou não. A recomendação do conselho é que todos os indicativos devem ser votados, independentemente de qualquer um dos resultados.

Uma vez aprovada a GREVE os Técnicos estarão efetuando avaliações semanais do movimento.

Assembléia DS/AIRJ

O Delegado Sindical de AIRJ, Roberto Araújo Júnior, informa aos Técnicos da Delegacia Sindical Alfândega do Galeão, que a AGNU será realizada amanhã (23), às 11h., no terceiro piso do prédio da Administração (possivelmente, na sala de reuniões da Alfândega). Além da pauta proposta pelo CNRE, os colegas estarão debatendo os preparativos para a realização da Plenária Aduaneira que deve ocorrer na segunda quinzena de abril, em São Paulo. O Presidente do SindiReceita estará presente.

Assembléia DS/Brasília

O Delegado Sindical de Brasília, Edmílson Pinto, comunica aos colegas da capital federal que serão realizadas Assembléias no dia 23 e 24 de março. Amanhã (23), às 13h, os colegas do CAC/Taguatinga deliberam sobre os rumos do movimento. Na quarta-feira (24), a assembléias acontecem às 9h no CAC/Gama, às 14:30h, nos órgãos Regionais (Auditório do 11° andar) e CAC/Sobradinho, e às 16h nos Órgãos Centrais/ Ed. Anexo do MF (3° andar).

Participem!

DS/Santana do Livramento busca unidade de luta

Os servidores da Receita Federal estão construindo as bases para uma luta conjunta pela melhoria salarial. Na última sexta-feira (19), os Técnicos da Delegacia Sindical de Santana do Livramento promoveram reunião com a presença significativa de todas as categorias da DRF. O objetivo é promover uma mobilização que seja capaz de paralisar as atividades, caso seja decretada uma greve.

No encontro, foram expostas e debatidas as reivindicações de cada cargo, entre elas o reajuste salarial que resgate a dignidade da categoria. Ficou claro que alguns pleitos são divergentes, mas que o momento é de união e que os servidores da Receita Federal estejam fortalecidos frente ao governo.

Para os Agentes Administrativos da Receita e funcionários do Serpro foi colocado que as entidades sindicais da carreira ARF têm defendido a necessidade de resolver a situação deles.

A administração da SRF também tem sinalizado neste sentido, mas os representantes das respectivas entidades devem se posicionar, apresentando suas aspirações e somando-se na luta.

Segundo o Delegado Sindical Luis Roberto Prates de Campos, a reunião foi positiva, uma vez que todos os presentes deliberaram por construir um movimento unido em prol dos servidores da SRF.

Assim que as negociações e a mobilização evoluírem serão realizados novos encontros.

A Diretoria Executiva Nacional e os Técnicos da DS/Santana do Livramento conclamam os colegas de todo o país a procurarem as lideranças das demais categorias para que sejam realizados novos debates, necessários para esclarecer a pauta de reivindicação conjunta e estabelecer a unidade de luta pela justiça salarial, com base em compromissos de solidariedade e responsabilidade.

JUSTIÇA SALARIAL: UMA LUTA DE TODOS!

Agenda das Assembléias Locais

Na próxima semana o diretor de Finanças e Administração da DEN, Paulo Antenor de Oliveira, estará participando das Assembléias Locais na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Confira a programação:

Dia 22- 15:00h Vitória da Conquista/Jequié

Dia 23- 14:00h Itabuna

16:30h Ilhéus

Dia 24- 15:00h Feira de Santana

Dia 25- Salvador- horário a confirmar

Dia 26- 16:00h Aracaju

Dia 29- 14:00h Maceió

Dia 30- 09:00h Recife

Dia 31- João Pessoa- horário a confirmar

Campina Grande- horário a confirmar

Dia 01- Natal- horário a confirmar

Governo apresenta proposta de reajuste para Servidores

Na quinta-feira (18), a Mesa Nacional de Negociação Permanente do Serviço Público Federal voltou a se reunir. O governo havia anunciado que apresentaria uma proposta aos Servidores para evitar a decretação de greve geral a partir de 1° de abril. Na avaliação dos representantes das entidades que participaram do encontro, não houve muita evolução na MNNP. Não foi apresentada nenhuma proposta definitiva para o funcionalismo.

Até o momento, o que se tem certeza é que os servidores públicos federais não sabem qual o reajuste salarial que terão este ano. O reajuste será definido até o dia 30 de março, para que seja efetivado na folha de pagamento de maio.

O Secretário de Recursos Humanos da União, representante do governo na reunião, Sergio Mendonça, declarou que a tendência do governo é optar por um aumento linear baixo, com valores diferenciados (a gratificação de desempenho) que pode variar de 5 a 25%, e que atingiria a massa do funcionalismo federal.

Segundo Mendonça, essa opção beneficiará cerca de 900 mil servidores dos setores da Seguridade Social, Educação e os PCC, que envolvem os servidores da administração.

O secretário de RH também explicou que será criada uma escala de reajuste, que pode variar entre 0,1% e até um pouco mais de 20%.

Mendonça ainda apresentou mais duas propostas, uma que estabelece o reajuste linear de 2,67% para todo funcionalismo e a segunda que mantém a mesma política salarial de 2003, ou seja reajuste salarial de 1%.

O representante do governo anunciou, também, que a proposta agrega um reajuste de 18,5% no auxílio alimentação.

As entidades presentes cobraram do governo a apresentação de uma proposta de forma detalhada, o mais breve possível.

Atualmente existem no Brasil 400 mil servidores públicos federais da ativa, número que somado aos aposentados ultrapassa 1 milhão de servidores .

Governo realiza levantamento da PF

O Ministério do Planejamento anunciou, na última sexta-feira (19), que realizou levantamento sobre a evolução salarial dos servidores da Polícia Federal entre 1994 a 2002.

A categoria está em greve há duas semanas, pois defendem o cumprimento da Lei 9.266, que, em alguns casos, pode representar um reajuste salarial de 85%. Isso vai equiparar os salários de Agentes, escrivães e papiloscopistas aos dos delegados e peritos, ambos de nível superior.

No entanto, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Francisco Garisto, afirma que há erro no levantamento elaborado pelo governo.

Para Garisto, o impasse com o governo está no caso dos salários de agentes e escrivães. O governo alega, segundo Garisto, que esses profissionais - salários em torno de R$ 4.000 - terão aumento de 85%, caso seja atendida a reivindicação da categoria. Com o aumento, o salário chegaria a R$ 7.828.

De acordo com Garisto, cerca de 200 funcionários terão, de fato, esse reajuste. "Nesses casos, nós temos negociação para isso, para que não atinja os R$ 7 mil, uma vez que esse valor só é alcançado depois de 30 anos de serviços prestados", afirma. Ele garante que, se a lei for cumprida, o aumento médio será de 32%. No entanto, técnicos do planejamento que realizaram os estudos afirmam que o reajuste para esta categoria deve chegar em 10%.

Prorrogado o prazo de entrega de emendas à Paralela

O prazo para apresentação de emendas à PEC Paralela da reforma da Previdência termina hoje(22).

Já foram apresentadas 19 emendas à PEC, que deverão ser analisadas pelo relator, deputado José Pimentel (PT/CE), durante a elaboração do seu parecer. Já está definida a realização de audiências públicas para instruir a apreciação da matéria, mas não foram definidas datas e a relação dos convidados

O relator pretende apresentar seu parecer logo após a realização das audiências públicas.

Pela Unidade do Movimento

POR UMA RECEITA FEDERAL JUSTA, FORTE E COM JUSTIÇA SALARIAL

Na última segunda-feia, dia 15, o SindiReceita foi palco de um momento histórico, durante a 33ª Reunião do CNRE, com a visita dos representantes do Unafisco Sindical, visando abrir o processo de construção para o movimento conjunto das categorias e a superação dos obstáculos.

O delegado sindical substituto da DS-Goiânia João Batista da Silva, se disse impressionado com a postura elegante da presidente do Unafisco, Maria Lúcia Fattorelli, pela serenidade e coerência de seu discurso focado na busca da uniformidade de forças da Carreira ARF, na luta pela valorização da Receita Federal. Para João Batista, a maneira como a presidente do Unafisco vem conduzindo os desdobramentos do debate almejando a construção do movimento conjunto de TRF e AFRF, é certamente, como sempre pautamos, o melhor caminho para o sucesso da mobilização. É preciso unir para vencer e progredir!