Nº 066 de 6 de abril de 2004 : GOVERNO AINDA NÃO APRESENTOU PROPOSTA

Ontem pela manhã a Diretoria Executiva Nacional e membros do grupo de apoio reuniram-se com o Secretário Executivo-Adjunto do Ministério da Fazenda, Arno Augustin, e o Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para darem continuidade às negociações da pauta salarial da categoria.

O governo afirmou que a reunião era "preparatória", para sondar o sentimento da categoria em relação à pauta salarial. Sem falar em números finais, afirmou que seria impossível conceder a equiparação à Polícia Federal agora, mas que seria possível um avanço na relação remuneratória, sem declinar o índice. Em relação aos aposentados, não seria possível também a paridade integral.

Para o governo, conceder um aumento percentual expressivo para os Técnicos inviabilizaria as negociações com outras categorias. ?O governo tem disposição de resolver essa questão ainda esta semana, dentro do projeto de fortalecimento da administração tributária. Os valores são expressivos, os maiores que estão sendo negociados na esplanada. A categoria pode optar em avançar agora, minimizando o problema da redução da relação remuneratória e mantendo as negociações com o governo ?, disse Arno.

O Sindireceita lembrou que a proposta acordada com o Secretário da Receita Federal, de equiparação à Polícia Federal, foi construída para a recuperação da relação remuneratória, perdida com a ilegal redução da RAV em 1995 e que esse foi o único argumento em que a categoria se baseou para a suspensão da greve.

Para viabilizar a questão orçamentária, apresentamos a possibilidade de parcelamento em duas vezes, mas o governo também rejeitou, sinalizando apenas pela formalização do compromisso de continuar negociando a equiparação no decorrer do ano.

Faltam seis dias para a retomada da greve e o governo ainda não apresentou sua proposta formalmente, mas as negociações continuam.

AGNU dia 12 de Abril

A Diretoria Executiva Nacional convoca todos os filiados a participarem na próxima segunda-feira, 12 de abril, de Assembléia Geral Nacional Unificada. Os Técnicos devem opinar a respeito da Avaliação de Conjuntura, dos Informes e da Justiça salarial.

Os delegados sindicais devem informar a base o horário e local de cada assembléia.

No dia 12 termina o prazo para que o governo apresente sua proposta final de recuperação salarial para os Técnicos da Receita Federal. Até o momento só foram acordados pontos que dizem respeito às condições de trabalho na SRF.

Nesses próximos seis dias vamos continuar negociando, buscando o resgate da dignidade salarial da categoria.

A Assembléia está marcada para o primeiro dia do retorno da greve, para possibilitar a análise da proposta do governo.

Greve dos Técnicos continua na pauta

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

Neste final de semana diversas Agências de Notícias e jornais impressos deram destaque ao movimento dos Técnicos. Ontem (5), o presidente do Sindireceita, Reynaldo Puggi, concedeu novas entrevistas as rádios Senado (12:40m), Tupi (6:30m) e a Rede TV (Notícias do Brasil às 7h).

Confira aqui as matérias publicadas nos principais jornais e agências do país

Informe DS Manaus

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

Os colegas de Manaus não aceitaram a proposta de 10 dias de abertura de negociação com o governo. Para eles, o prazo deve ser de no máximo 05 dias, suspendendo assim, temporariamente, a greve nacional.

Os Técnicos concederam entrevistas as afiliadas da Globo (TV Amazonas), Bandeirantes (TV Rio Negro) e aos jornais do Comércio, A crítica, Diário do Amazonas e Estado do Amazonas.

Paim volta a cobrar aprovação da PEC Paralela

A PEC Paralela tem transformado a rotina da Tribuna do Senado. Em todas as sessões da Casa, senadores cobram dos deputados a manutenção do acordo para a aprovação da matéria.

Nesta segunda-feira (5), o vice-presidente do Senado, senador Paulo Paim (PT/RS), mais uma vez, manifestou sua convicção de que a Câmara dos Deputados não romperá o acordo firmado entre o governo federal e o Senado, para aprovar a PEC Paralela da reforma da Previdência.

Para o senador, a matéria deve ser votada pelo Plenário da Câmara no próximo dia 13 de abril. Ele disse ter tomado conhecimento de um movimento na base do governo para que o texto que saiu do Senado seja o aprovado.

Semana Santa esvazia Congresso

Nesta semana deputados e senadores terão menos trabalho. Com o feriado da Semana Santa só ocorrem sessões hoje (6) e amanhã. Os parlamentares devem permanecer em seus Estados e a expectativa é de um quórum baixo.

Assim, vários projetos devem ter sua apreciação atrasada. Nesta segunda-feira (5), cinco Medidas Provisórias, inclusive a que regulamenta as alterações na Constituição pela reforma da Previdência, trancaram a pauta da Câmara. Com o feriado, estas MP só devem sair da pauta na próxima semana.

Nota de Falecimento