"Experimente a alegria que o trabalho proporciona.": (Henry Wadsworth Longfellow)

Em algumas unidades da Receita Federal começou a circular uma nova versão da matéria publicada na Revista Época, coluna "Xongas", intitulada "A Receita do Sucesso", de autoria do jornalista Ricardo Freire (disponível na página principal do nosso site). Nesta nova versão, rapidamente assimilada por vários assessores de comunicação, a palavra técnicos foi substituída por servidores. Nada contra, afinal a Receita Federal não é composta apenas por Técnicos. O que não se entende é porque altos representantes da Secretaria da Receita Federal, quando entrevistados não falam em servidores da Receita Federal e sim em Fiscais, esquecendo-se dos demais servidores. É mais uma prova de que o corporativismo cega: a matéria, na verdade, é uma crítica à Receita Federal.

Corporativismo II

Na 10ª RF (Rio Grande do Sul) em recente convocação para Seminário Regional sobre Restituição, Ressarcimento e Compensação de Tributos e Contribuições administrados pela SRF, estabeleceu-se a participação somente de AFRFs. Quem fez a convocação só se esqueceu de um pequeno detalhe: em várias unidades o serviço é realizado por Técnicos da Receita Federal. Garantir a participação de servidores que não desempenham atividades relacionadas ao tema do Seminário é no mínimo jogar dinheiro do contribuinte fora.

Técnicos de SC participam de seminário sobre reforma sindical

O Sindireceita de Santa Catarina (CEDS/SC) participou, na última segunda-feira (11) de seminário sobre a reforma sindical. Realizado na sede da OAB de Florianópolis (SC), o evento foi organizado pelos gabinetes do deputado federal Mauro Passos (PT-SC) e do deputado estadual Vânio dos Santos (PT-SC). Várias autoridades e sindicalistas participaram do seminário que foi dividido em quatro mesas temáticas: modelo de organização sindical e sistema de contribuição, ações sindicais e práticas anti-sindicais, lei de greve e atividades essenciais, Conselho Nacional de Relações do Trabalho e OLT. Na ocasião, foram apontadas várias contradições entre o discurso e a prática das Centrais Sindicais e de parte do governo federal. A maioria dos 400 participantes se declarou contra a reforma de "falso consenso", do Fórum Nacional do Trabalho. A orientação foi de pressionar e convencer parlamentares para que esta emenda seja reformulada, visando beneficiar os trabalhadores.

Entidades homenageiam deputado Arnaldo Faria de Sá

Entidades representativas dos servidores públicos, entre elas o Sindireceita, prestam homenagem, nesta sexta-feira (15), ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), por sua sempre valiosa e incansável contribuição em defesa do serviço público de qualidade, da Previdência pública e dos aposentados e pensionistas.

A solenidade será realizada às 10h, na Casa de Portugal, situada na Av. da Liberdade, n° 602, Bairro da Liberdade, São Paulo/SP. As demais entidades que prestigiam o deputado são Anfip, Mosap, Sindilegis e Cobap. Para confirmar presença no evento favor entrar em contato com Cristina - (061) 215-5929 ou com Cláudia - (11) 5011-8285.

SRRF da 10ª região publica nota de esclarecimento sobre "Operação Tango"

Devido a ampla divulgação pela imprensa dos resultados iniciais da "Operação Tango", na qual foram detidos suspeitos de fraudes envolvendo compensações de tributos com créditos falsos, a Superintendência Regional da Receita Federal na 10ª Região Fiscal (RS), considerou oportuno prestar alguns esclarecimentos.

De acordo com a nota, divulgada ontem, as investigações a que se referem as notícias iniciaram-se em 2002. A ação foi possível a partir da identificação de indícios de tentativa de utilização de créditos irregulares para compensação de tributos. "Embora esteja sendo mencionada a existência de prejuízos de mais de um bilhão de reais aos cofres públicos, é importante esclarecer que os números veiculados referem-se aos valores dos créditos que empresas pretenderam utilizar para compensar seus débitos tributários. Essa utilização, entretanto, depende de deferimento ou homologação pela Secretaria da Receita Federal e nenhuma compensação com os créditos irregulares referidos foi deferida ou homologada por esta Superintendência", diz a nota.

Câmara aprova MP 232 que só corrige tabela

Na última terça-feira (12), os deputados aprovaram em votação simbólica, a Medida Provisória 232, excluindo todos os artigos que previam o aumento da carga tributária para o setor de serviços e o recolhimento de tributos na fonte por produtores rurais. Devido à falta de votos, o governo recuou e alterou o texto da MP para manter apenas a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física em 10%. O projeto de lei de conversão do relator Carlito Merss (PT-SC), apresentado em substituição ao texto original da MP 232, permite ainda que contribuintes com processos tributários inferiores a R$ 50 mil recorram ao Conselho de Contribuintes. O governo ainda deve enviar o Projeto de Lei que tratará de medidas de combate à sonegação e elisão fiscal, a parte polêmica da 232. O texto obrigará quatro setores da economia - publicidade e propaganda, transporte de cargas, construção civil e produtores rurais - a recolherem tributos na fonte. O texto precisa ainda ser votado pelos senadores.

Maratona Internacional de São Paulo

O Técnico Samuel Guedes, participa no próximo domingo (17), da Maratona Internacional de São Paulo. Com largada no obelisco do Ibirapuera, às 9h15, Guedes irá percorrer os 42.195m pela ruas de São Paulo. A prova conta com a participação de 5 mil atletas, entre eles, estão os quenianos como favoritos. A maratona será transmitida pela Rede Globo. Samuel conta que, desde 1993 está ausente das maratonas à distância, mas volta com treinamento de três meses e espera completar bem a prova.

Frase do Dia