Reunião do CEDS/SP

Analistas-Tributários de todo o País que participaram da Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU), realizada na terça-feira (1) e quarta-feira (2), aprovaram os três indicativos apresentados pela Diretoria Executiva Nacional (DEN). O Indicativo 1 foi aprovado por 97,22% dos participantes, que decidiram pela decretação de estado de Assembleia Geral Nacional Unificada Permanente a partir desta data. O regime de Assembleia Permanente durará até o final da tramitação do anteprojeto da Lei Orgânica das Auditorias Federais (LOAF) no Executivo. Com isto, poderão ser convocadas Assembleias a qualquer momento.

Edital de Convocação da CEN

1. As inscrições às eleições para os cargos da Diretoria Executiva Nacional e das Delegacias Sindicais do SINDIRECEITA, para o triênio 2011/2013, encontram-se abertas no período de 01/06/2010 a 30/06/2010.

Veja aqui o Edital de Convocação em pdf.

- Visita ao superintendente da 8ª Região Fiscal,

- Informes do CNRE,

- Eleições,

- Percentual de repasse das DS para o CEDS/SP,

- Demais assuntos de interesse das Delegacias Sindicais.

Reunião do CEDS/RS

- Avaliação de Conjuntura,

- Informes da XLIX Reunião Ordinária do CNRE,

- Eleições Sindireceita,

- Adequação Regimento Interno CEDS/RS e DS,

- Assuntos Jurídicos, e

- Assuntos Gerais.

Analista-Tributário em destaque

Márcio da Silva Ezequiel é assim, inquieto, sempre inventando algum projeto. O Analista Tributário está na Receita Federal desde 2001, tendo atuado na IRF-Chuí, IRF Porto Alegre e atualmente encontra-se em exercício na DRF Pelotas, onde chefia a Seção de Programação e Logística.

Tem buscado agregar ao seu trabalho os conhecimentos que traz de sua formação acadêmica. Com Mestrado em História pela UFRGS, lecionou por um período, chegando a trabalhar FURG ? Fundação Universidade Federal de Rio Grande. Ao ingressar na Receita, entretanto, não tardou a ter o entusiasmo voltado para a história da repartição. Atuando na área de logística da IRFPOA, conduziu, em paralelo, pesquisa histórica sobre a unidade, o que lhe rendeu em 2006 o prêmio Desempenho Funcional.

Em 2007 publicou os resultados no livro ?Alfândega de Porto Alegre: 200 anos de História?. Distribuiu gratuitamente dois mil exemplares da obra a pesquisadores, bibliotecas e interessados (você pode baixar o trabalho aqui). Divulgou assim as origens da unidade que deu nome à principal praça da capital gaúcha. O resgate de sua história ainda era uma lacuna na historiografia local.

Foi um dos idealizadores do projeto Alquimia (clique aqui para saber mais), cooperando com o Ministério Público do RS que tocou a ideia de transformar máquinas eletrônicas programáveis (caça níqueis) em computadores para inclusão digital em telecentros e escolas. Desde 2007 a RFB destinou milhares de máquinas ao projeto, baixando seus estoques em depósito.

Márcio Ezequiel tem também se dedicado à literatura com textos de narrativa breve (contos, minicontos e crônicas), tendo colaborado em diversas publicações, sendo premiado duas vezes no Concurso ?Histórias de Trabalho?, da Prefeitura de Porto Alegre. Em 2008 integrou coletânea organizada pelo escritor Charles Kiefer com um conto natalino que teve enredo baseado em situação de trabalho na aduana do Chuí (leia aqui).

Em crônica recente ao jornal Diário Popular de Pelotas (clique aqui para ler) fez análise da construção do herói Tiradentes pela historiografia republicana, relacionando com a história tributária.

Sua mais recente idealização é o Concurso ?Histórias de Trabalho da Receita Federal?, projeto apresentado à Coordenação de Educação Fiscal e Memória, em Brasília, que aprovou sua implementação e em breve estará divulgando o regulamento do prêmio. Serão coletados depoimentos, relatos e fotografias enviados por funcionários da RFB.

O objetivo de fundo do concurso é recompor o acervo histórico da RFB, envolvendo servidores de todo o Brasil no resgate e conservação de sua história. Márcio também está trabalhando na remodelação do site da Memória da Receita Federal, sob a orientação da Divisão de Memória Institucional.

Campanha do Agasalho 2010

A delegacia sindical de São Paulo/SP participa há sete anos consecutivos da Campanha do Agasalho. Até o dia 16 de julho, os filiados podem contribuir com roupas, blusas, agasalhos, cobertores que serão distribuídos em orfanatos, asilos, creches e albergues.