Presidente do Sindireceita é recebido na Assembléia Legislativa do Acre

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

O presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, foi recebido na manhã de ontem (5), na Assembléia Legislativa do Estado do Acre (Aleac). Durante o encontro, o presidente do Sindireceita falou das oportunidades que serão criadas com a abertura da estrada interoceânica, que reduzirá a distância entre os países asiáticos e o mercado sul americano. A rodovia sairá de Rio Branco (AC), passará pelo Peru, fazendo a ligação com o oceano Pacífico.

Paulo Antenor foi recebido em Plenário pelos deputados e pelo presidente da Alec, Edvaldo Magalhães (PCdoB). Antenor destacou que junto com as oportunidades de desenvolvimento virá a necessidade de maior presença do estado e do controle realizado por órgãos como a Receita Federal do Brasil, polícias, Ministério da Agricultura, secretaria de fazenda e outros. Durante o encontro, o presidente do Sindireceita aproveitou para convidar novamente os deputados estaduais para participar do Seminário Internacional Saída para o Pacifico, que será realizado nesta sexta-feira e sábado, em Rio Branco, pelo Sindicato.

Paulo Antenor também fez uma comparação entre a descoberta de novas reservas de petróleo e a abertura dessa nova rota de escoamento da produção brasileira e de importação de produtos. "O Espírito Santo, por exemplo, é o estado que mais cresce no País nos últimos anos, graças, principalmente, a descoberta de novas reservas de petróleo. A abertura dessa nova rota e a criação de uma zona de livre comércio na região podem impulsionar o desenvolvimento do Acre, assim como o petróleo está contribuindo para o crescimento econômico do Espírito Santo", disse. Mas, Antenor destacou que será preciso um esforço conjunto de toda a sociedade para que junto com essas oportunidades, não venham também os problemas relacionados com a ampliação do comércio exterior como, por exemplo, o aumento do contrabando, da pirataria e do tráfico de drogas e armas.

O presidente do Sindireceita, Paulo Antenor, foi a Assembléia a convite do deputado Luiz Gonzaga (PSDB), que também é Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. O parlamentar é um dos defensores da construção da Estrada do Pacifico. "O Acre ainda não está dando o devido valor a essa estrada. Os benefícios que ela pode nos trazer são muitos. Indústrias podem vir a se instalar aqui porque isso reduzirá os custos de transporte e empregos serão gerados aqui", afirma Gonzaga.

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

Ainda pela manhã, o presidente do Sindireceita concedeu entrevista para vários órgãos de imprensa do Estado. Em todos os momentos, ele lembrou que o Sindireceita está promovendo este seminário como uma forma de antecipar os debates que podem surgir com a consolidação da abertura da rota interoceânica.

"Nosso objetivo é chamar a atenção para um projeto que poderá trazer impactos muito significativos ao Brasil. Mas, para que todos os envolvidos possam sair ganhando é preciso antecipar questões essenciais e buscar desde já soluções. Um dos pontos que precisa ser discutido de forma antecipada é justamente qual será o papel da Receita Federal e dos Analistas-Tributários dentro dessa nova realidade", disse. Antenor citou ainda a necessidade de contratação de mais servidores para atender a demanda crescente do comércio exterior. "É preciso também reduzir a burocracia, ou seja, facilitar o comércio exterior para as empresas que atuam na legalidade, e ao mesmo tempo, é essencial endurecer ao máximo com aqueles que vivem na ilegalidade. Todas essas questões serão debatidas nesses dois dias de seminário no Acre", finalizou.

ATRFB do Acre se reúnem com representantes da DEN

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

Analistas-Tributários de Rio Branco (AC) se reuniram, ontem (5), com diretores da DEN que estão na cidade para participar do seminário Saída para o Pacífico, promovido pelo Sindireceita. Durante o encontro, os colegas puderam discutir com os diretores o andamento das negociações, além de tratar de outros temas de interesse da categoria.

Participaram da Assembléia Local, o delegado Sindical do Acre, Ednaldo Pereira dos Santos o presidente da DEN, Paulo Antenor de Oliveira, o vice-presidente, Hélio Bernades e o diretor de Finanças e Administração, Irivaldo Peixoto.

O presidente da DEN, Paulo Antenor, fez um relato das negociações salariais e falou da expectativa da diretoria de encerrar esse processo de discussão com o governo na próxima semana. Paulo Antenor também destacou os importantes avanços contidos na proposta e ressaltou os ganhos que ainda poderão ser obtidos, entre eles a possibilidade de melhora nos critérios estabelecidos no Sidec.

O vice-presidente, Hélio Bernades, também enumerou os avanços promovidos pela transformação do modelo de remuneração com a implantação do subsídio, entre eles o resgate da paridade.

Ao final da Assembléia, o diretor de Finanças, Irivaldo Peixoto, convidou, novamente, os colegas do Acre para participar do seminário promovido pelo Sindireceita.

Sindireceita se reúne com representantes da RFB na região Norte

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

O presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, se reuniu, ontem (5) à tarde, com o superintendente da Receita Federal do Brasil na 2ª Região Fiscal, José Barroso Tostes e com a delegada da Receita Federal do Brasil (RFB) em Rio Branco, Rosane Faria de Oliveira Esteves. Durante o encontro, que contou com a presença do delegado Sindical do Acre, Ednaldo Pereira dos Santos, foram tratados temas como a importância da abertura de novas rotas comerciais para o Brasil e a necessidade de estruturação da RFB para essa nova realidade.

O superintendente, José Barroso Tostes, e a delegada da RFB em Rio Branco, Rosane Faria de Oliveira Esteves, participam, hoje (6), do seminário Saída para o Pacífico, promovido pela entidade.

Reabertura da Alfândega do Porto de Vitória/ES completa 15 anos