DS São José do Rio Preto/SP

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados Federais (CDEIC) e a Frente Parlamentar Mista pela Modernização da Aduana Brasileira vão encaminhar requerimentos de informação para órgãos do Executivo solicitando o detalhamento e explicações sobre as mudanças e objetivos pretendidos com a alteração do Decreto Aduaneiro.

A decisão foi tomada durante o encontro do presidente da Comissão, deputado federal, Drº Ubiali (PSB/SP), com deputados que integram a direção da Frente Parlamentar Mista pela Modernização da Aduana Brasileira. Na reunião realizada ontem (23), em Brasília, foram analisados os impactos nas ações de vigilância, controle e repressão e as dificuldades que serão criadas para o comércio exterior brasileiro após a publicação do novo Regulamento Aduaneiro. A reunião contou com as presenças do presidente da Frente, deputado federal Fernando Melo (PT/AC), do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB/PR), que é secretário geral da Frente, e de representantes do Sindireceita.

O presidente da Frente Parlamentar, Fernando Melo, destacou que encaminhará ofícios para órgãos de governo solicitando audiências com autoridades para esclarecer pontos do novo decreto e os objetivos que motivaram as mudanças na legislação. ?O que precisamos saber neste momento é como fica o atendimento aduaneiro e quais as implicações para o controle das fronteiras com esse novo decreto?, acrescentou.

De acordo com um levantamento do Sindireceita, com base no estudo de lotação da RFB, o atendimento ao novo decreto retira de 31 pontos de fronteira seca cerca de 70% do efetivo da Receita Federal formado por Analistas-Tributários. Nessas unidades estão lotados 596 servidores, 245 auditores fiscais e 351 Analistas-Tributários. Ainda de acordo com a projeção, em 19 localidades o órgão ficará inoperante, pois nesses pontos apenas ATRFB trabalham na fiscalização aduaneira na repressão a crimes como contrabando, tráfico de drogas, armas e munições, além de realizar o despacho de importação, exportação e atendimento a turistas que entram e saem do País. Em algumas dessas localidades a situação é ainda mais grave, pois é o Analista-Tributário que exerce o papel de controle da fronteira já que não há nenhum outro órgão de Estado. Ainda de acordo com o levantamento, a nova redação do artigo 15 do decreto, que determina que as atividades de fiscalização de tributos incidentes sobre as operações de comércio exterior serão supervisionadas e executadas apenas por Auditor Fiscal, impede o trabalho mesmo em unidades maiores como na Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu/PR e Uruguaiana/RS. Nesses pontos quem está na pista fiscalizando carros, ônibus e bagagens é o Analista-Tributário. A mesma situação se repete nas aduanas do Chuí/RS, Quaraí/RS, Três Passos/RS, Dionísio Cerqueira/SC, Mundo Novo/MS, Corumbá/MS, Pacaraima/RR e em muitas outras. Na prática, se o decreto for atendido, os trabalhos na aduana brasileira serão paralisados prejudicando não só o comércio exterior mas, principalmente, fragilizando ainda mais o combate ao tráfico de drogas, armas, munições e ações de repressão ao contrabando e à pirataria nas regiões de fronteira. Em muitos desses pontos essas atividades serão interrompidas definitivamente.

Vencida essa etapa, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) deve agora emitir autorização para nomeação dos aprovados, cuja publicação deve ocorrer no dia 28 deste mês, segundo informações da Cogep.

Os candidatos devem providenciar os seguintes documentos:

1) Pedido de inscrição da chapa, que deverá ser subscrito pelo candidato a Presidente ou a Delegado Sindical mediante preenchimento da ficha de pedido de inscrição da chapa (ANEXO II A ou II B),

2) As fichas de autorização dos candidatos ao cargo eletivo titular ou suplente (ANEXO III ? Declaração Individual),

3) As fichas devem estar totalmente preenchidas com os dados requeridos, sem rasuras, emendas ou borrões e devidamente assinadas pelos interessados,

4) A assinatura na ficha de pedido de inscrição da chapa (Anexo II A ou II B) deve ser reconhecida em cartório,

5) A assinatura na ficha de autorização (Declaração Individual) também deve estar devidamente reconhecida em cartório,

6) Após os anexos estarem corretamente preenchidos, o delegado sindical deverá enviar os documentos para a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) no seguinte endereço: SHCGN CR 702/703 bloco E loja 37 - 70.720-650 ? Brasília/DF. Serão consideradas, para efeito de tempestividade, as datas de postagem dos pedidos, que deverão ser registradas com Aviso de Recebimento.

O Regulamento Eleitoral das Eleições Gerais de 2010, contendo as normas disciplinadoras do processo eleitoral, anexos e o respectivo calendário eleitoral, encontram-se disponíveis no link das eleições na página do Sindireceita na internet.

Veja abaixo os anexos:

Edital de Convocação de Assembleia Estadual Unificada ? CEDS/SP

1 ? Alteração do percentual de repasse das Delegacias Sindicais do Estado de São Paulo para o CEDS/SP, de 30% para 40%, nos termos do art. 122 e §§ do Estatuto do Sindireceita, incidindo sobre os repasses referentes aos meses de junho a dezembro/2010.

A delegada sindical de São José do Rio Preto/SP ? Sindireceita, no uso de suas atribuições, convoca todos os filiados a comparecer na Assembleia Estadual Unificada, atendendo os termos do Edital de Convocação de Assembleia Estadual Unificada ? CEDS/SP, a realizar-se hoje (24), às 15h00, no auditório desta DRF para discutir e deliberar sobre alteração do percentual de repasse das Delegacias Sindicais do Estado de São Paulo para o CEDS/SP, eleições para os cargos da Diretoria Executiva Nacional e das Delegacias Sindicais do Sindireceita para o triênio 2011 e 2013 e assuntos gerais.