Assessoria de Imprensa RFB

por todo o País

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

apreendeu 24 tonelas de pescados

A Receita Federal do Brasil em Brasília, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal do MS e Delegacia da Polícia Federal em Corumbá, apreendeu, nesta segunda-feira (28), 26 carretas vindas da Bolívia, contendo 440 toneladas de roupas com indícios de fraude na rotulagem das mesmas. A ação faz parte da "Operação Conexão", que está sendo realizada no Porto Seco nesta semana.

Esta operação foi planejada a partir de informações recebidas das Aduanas de países integrantes do Mercosul, denominada Operação Júpiter IV, sobre irregularidades em algumas operações de comércio exterior, tendo sido levantados dados dos sistemas de comércio exterior da Receita Federal, em Brasília e em Corumbá. Esta ação visa impedir a entrada irregular de mercadorias estrangeiras no País, configurando uma concorrência desleal e danos ao Erário.

Também no final de semana, a RFB apreendeu  em Belém/PA 24 toneladas de pargo avaliadas em R$ 148 mil. A operação foi realizada em conjunto com o Ibama. O pargo é uma espécie de peixe ameaçada de extinção e foi apreendido porquê seria comercializado abaixo do tamanho regulamentar. Além da pena de perdimento, a empresa responsável pelo pescado foi autuada pelo Ibama no valor de R$ 10 para cada quilo de peixe que seria comercializado. Os peixes, que teriam como destino final a Colômbia, serão destinados às Forças Armadas.

Assessoria de Imprensa RFB