A Realidade como ela é ou para cada Ação uma Reação?

Às vezes quem está de fora não entende o que acontece na Receita Federal onde duas categorias que deveriam andar juntas preferem viver em uma eterna disputa. Saber a origem do começo desta briga é difícil até para mim, que estou na Instituição desde o ano de 1993. Quando entrei na SRF também não entendia e nem estava disposto a entrar nessa briga. Afinal de contas, tudo que eu queria era trabalhar em paz e ajudar o órgão a desenvolver um bom trabalho ao contribuinte brasileiro.

Mas veio o ano de 1995. E neste ano os dirigentes do Unafisco de então, com a ajuda de parte dos administradores, reduziram a remuneração do então TTN (Técnico do Tesouro Nacional, nome dado ao nosso cargo naquela época) em mais de 40%. A partir daquele dia, praticamente toda a categoria resolveu se filiar ao Sindtten (nome do sindicato àquela época) para lutar pelos direitos dos Analistas-Tributários, que inclusive atingiu recordes no número de filiações.

Durante os anos que se seguiram pôde-se observar várias ações e reações:

a) Tentou-se extinguir o nosso cargo por ser de nível médio, então, buscamos o nível superior.

b) Tentou-se excluir o cargo da Carreira de Auditoria da Receita Federal, fomos atrás da unificação dos cargos.

c) Tiraram serviços que sempre foram desempenhados pela categoria e, desde então, tivemos que lutar para conseguir o reconhecimento das nossas atribuições na Receita Federal.

d) Como não há acordo em torno de uma relação remuneratória entre Analista-Tributário e Auditor-Fiscal, resolvemos lutar para buscar a mesma tabela salarial.

O último ataque que nossa categoria sofreu foi a deliberação em Assembléia do Unafisco de autorizar o ingresso de ações contra avanços que obtivemos por meio da Lei 11.457/07. Imaginar que isto ficaria sem resposta é desconhecer a própria história. E por conhecer pelo menos parte da história é que não procuraremos cometer erros cometidos no passado como o  ataque à categoria e não ao Sindicato. Ao meu ver, como presidente do Sindireceita, este foi o principal erro cometido pelo Unafisco e por nós também. Imaginar que todos os Auditores-Fiscais são nossos inimigos é um erro que não podemos mais cometer.

E já que estamos falando em erros, o maior é esta briga sem fim entre Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais. Se podemos comemorar alguns avanços para nossa categoria, o fato é que a Carreira de Auditoria como um todo perdeu e muito. Acho que está na hora de começar a escrever uma outra história não só na Receita Federal do Brasil, mas, principalmente, entre as categorias. Neste sentido, espero que a nova diretoria do Unafisco Sindical tenha uma postura de mais diálogo com o Sindireceita.

Ah, e aos que temem que o Sindireceita e o Unafisco acabem, o que tenho a dizer é que esse é um processo natural. Um dia não teremos mais quatro ou cinco representações, mas apenas uma. E que seria simplesmente o Sindicato mais forte dentro do serviço público de todas as esferas e poderes. Mas isto não vai acontecer por um passe de mágica ou um ato de força. Isto virá naturalmente, com o diálogo.

Paulo Antenor de Oliveira

Presidente do Sindireceita