PIB do 2º trimestre deve marcar fim da recessão no Brasil, dizem analistas

Os números do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que serão divulgados às 9h desta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devem mostrar, segundo analistas e o governo, o fim da recessão no país.A recessão técnica, de acordo com economistas, configura-se quando uma nação registra contração da economia por dois trimestres consecutivos. No Brasil, isso ocorreu no quarto trimestre de 2008, quando o PIB ficou negativo em 3,6%, e no primeiro trimestre deste ano, quando a retração foi de 0,8%.

Para o governo federal, o crescimento poderá chegar a 2% entre abril e junho, em relação aos três meses imediatamente anteriores. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou recentemente, em Londres, que a expansão do segundo trimestre deve ficar entre 1,8% e 2%.

Segundo ele, em julho e agosto, a economia brasileira deu fortes sinais de aceleração da recuperação em razão da retomada da produção industrial, disse o ministro. Com a recuperação gradual, ele diz acreditar que o PIB nacional tenha crescimento de 1% no fechamento dos números de 2009.