Comissão aprova prorrogação

salarial conjunta à RFB

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

A diretora Sílvia Felismino relembrou ao secretário o tratamento desigual dispensado aos Analistas-Tributários. "Há um compromisso do governo Lula desde o governo de transição que não foi cumprido. Houve a promessa de redução da relação remuneratória entre Auditores e Analistas para 70%. Além disso, o tratamento que é dispensado atualmente ao aposentado é constrangedor", destacou referindo-se a paridade.

O secretário reafirmou que a discussão sobre reajuste salarial foi antecipada por conta da edição da MP 386/07, que aumentou os salários na PF. "Não imaginava que essa discussão viesse agora, imaginava discutir carreira nesse momento. Gostaríamos de discutir uma proposta mais efetiva de carreira dentro do Pró-Pessoas, com crescimento natural da carreira. Hoje dentro da RFB, de 12 mil auditores, 10 mil estão no final de carreira. Isto está errado. Em 10 anos se chega ao topo. Pode ser que isso resolva nosso problema agora. Levarei essas preocupações ao governo. Estamos atentos. A discussão com o Planejamento é o início da negociação", ressaltou Rachid.  O secretário confirmou que o Ministério da Fazenda também está ciente da reivindicação das categorias.

As categorias cobraram do secretário uma agenda para discutir melhor o assunto. "Essas rodadas de negociação acabam por desgastar o governo", afirmou o diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Rodrigo Thompson, a respeito de uma sinalização mais clara do governo em relação ao aumento salarial do Grupo Fisco.

No final da reunião, o secretário- adjunto da Receita Federal do Brasil, Jânio Castanheira, agendou com as entidades um encontro para o próximo dia 19 de setembro, para apresentação do Projeto "Pró-Pessoas" às categorias. Na oportunidade, será apresentado o formato do projeto, como as entidades poderão participar, além da discussão de assuntos que fazem parte do projeto, como Lei Orgânica, capacitação do servidor e código de conduta, entre outros.  Também estavam presentes na reunião representantes do Sinait, Anfip, Fenafisp e Unafisco.

Campanha Salarial - Grupo Fisco volta

a se reunir com SRH do Planejamento

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

As entidades que integram o Grupo Fisco voltaram a se reunir, nesta quinta-feira (13), com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, para dar continuidade à negociação salarial conjunta. Representando o Sindireceita estavam presentes o presidente, Paulo Antenor de Oliveira, e os diretores Rodrigo Thompson, Sílvia Felismino e Augusto Corôa.

Paulo Antenor cobrou do secretário um compromisso maior com as carreiras do Fisco, que são as únicas carreiras do Executivo que ainda não foram contempladas com a paridade. Ele também destacou o fato de, no passado, as carreiras terem recebido reajuste por meio de gratificações. "O nosso vencimento básico representa 1/3 da remuneração. Já ouvi do governo que se tirar a gratificação das carreiras de Auditoria paramos de trabalhar e isso não é verdade. Além disso, o Analista-Tributário recebe cerca de 50% do vencimento de um Auditor, o que na prática não condiz com a realidade. Também tenho uma preocupação muito grande com a evasão de pessoal. Quem perde com isso é o governo porque perde experiência", analisou. Antenor também ressaltou o fato de os Analistas-Tributários atuarem muitas vezes em conjunto com a Polícia Federal, em operações de repressão em pontos de fronteira, combatendo o tráfico de drogas e armas, além da entrada de mercadorias ilegais no País.  "A diferença salarial cria indignação entre os colegas", afirmou.

A diretora Sílvia Felismino lembrou também a importância da redução da relação remuneratória entre cargos da mesma carreira. "Em todas as reestruturações restou essa pendência. Gostaria que isso fosse levado em conta. Hoje temos uma relação remuneratória de 52%, mas que um dia já foi de 70%", ressaltou.

Duvanier afirmou que a Secretaria de Recursos Humanos está analisando pleitos de diversas carreiras e determinou um prazo de referência de cerca de 40 dias para que o pleito do Grupo Fisco seja analisado. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 27 de setembro, às 14h30, para que o processo avance e se chegue a um acordo. "Na próxima reunião é possível que haja uma evolução, o que não quer dizer que seja apresentada a proposta final. Não rejeitamos nenhuma proposta. Estamos debruçados naquilo que foi apresentado para o desenvolvimento da negociação", afirmou.  

Assembléias locais

Fortaleza/CE ? A DS Fortaleza/CE convoca todos os filiados a comparecer em Assembléia local, a realizar-se nos locais, datas e horários abaixo indicados para repasse de informações e para debater a seguinte pauta:

2 - Pauta reivindicatória salarial 2007/2008

3 - Ações judiciais

4 - Eleições sindicais.

Sede da Delegacia Sindical ? 14/09 ? às 9h (aposentados e pensionistas)

DRF em Juazeiro do Norte ? 19/09 ? horário a definir

DRF em Sobral ? 20/09 ? horário a definir.

DS Niterói/RJ ? A DS Niterói/RJ convoca os filiados a comparecer em Assembléia Local, que será realizada dia 20/09, às 16h30, no Auditório da DRF-Niterói para discutir a seguinte pauta: Assuntos Locais de Interesse dos ATRFB Ativos de Niterói Assuntos Gerais.

 e do Preconceito

Em artigo, o Analista-Tributário da Receita Federal Valmir Paulino Benício destaca que o preconceito está bem mais enraizado nas pessoas do que nossos olhos podem perceber. No texto, segundo o autor, o preconceito está em muitos lugares e circunstâncias que algumas vezes não podemos perceber, não queremos enxergar ou mesmo ele está sempre camuflado, enrustido por não ser ?politicamente correto?. ?Em regra todas as pessoas são contra o preconceito, ou pelo menos apregoam isto. Mas será que isto reflete a realidade. Será que todos nós estamos fora deste grupo? Será que realmente não temos uma forma diferenciada de ver e tratar pessoas diferentes? Será que estamos livres desta tendência humana de distinguir os distintos, de inferiorizar as minorias, de se prevalecer de um status superior? Qual será o preconceito pior, aquele evidente e disseminado, ou aquele enrustido, dissimulado??

Veja aqui o artigo completo.

Seminários de Combate à Pirataria

Fortaleza será a próxima cidade a receber o Seminário de Combate à Pirataria, promovido por meio de parceria entre o Ministério Público do Ceará e o Fórum Nacional de Combate à Pirataria (FNCP). O evento acontecerá no próximo dia 21 de setembro e será realizado no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ceará, localizada na Rua Assunção, n° 1.100, José Bonifácio, Fortaleza/CE. As inscrições poderão ser efetuadas através do site www.mp.ce.gov.br.

Veja aqui a programação.

21 de Setembro ? Fortaleza

18 e 19 de Outubro ? Rio Grande/RS

29 de Outubro - Sergipe

14 de Novembro ? Bahia

26 de Novembro ? Rio de Janeiro

Dezembro ? Amapá, Acre.

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

 ?Conexão Senado?