Concurso de redação

?Pirata: Tô Fora! Só Uso Original?

Desenvolvido pelo Núcleo Setorial de Videolocadoras da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), com apoio do Sindireceita, o concurso de redação versando sobre o tema ?Pirata: Tô Fora! Só Uso Original? encerrou na noite da última quinta-feira (18).

A aluna Stéphani Mahl de Freitas, da 8ª série do ensino fundamental do Colégio Sagrada Família, venceu com redação versando sobre o tema. A noite teve ainda apresentação de paródia sobre os malefícios da pirataria, produzida pelo Núcleo de Empreendedores da Arte. A organização também premiou a torcida mais animada.

A campanha se estendeu por mais de dois meses e envolveu 25 mil alunos de 5ª à 8ª séries de escolas públicas e particulares e mais de 500 professores. O tema pirataria foi trabalhado em sala de aula nas mais variadas disciplinas. "O objetivo é fazer com que as conseqüências da pirataria, que são extremamente sérias aos aspectos econômico e social do País, possam ser debatidas com profundidade e assim contribuir para a formação de consumidores ainda mais conscientes sobre esses riscos", diz a coordenadora do núcleo Tânia Marcon Borges.

O presidente da Acic, Valdinei Antonio da Silva, entende que as ações do gênero são heróicas e absolutamente necessárias em função da dimensão do adversário. "Somente com trabalhos dedicados como esse é que as pessoas vão entender que farão um péssimo negócio ao consumir produtos piratas". O superintendente da Faciap, Márcio Vieira, informou que campanhas do gênero renovam o fôlego e a esperança de empresários, órgãos públicos e das próprias forças policiais, que tanto lutam e investem para vencer a falsificação e o contrabando.

Stéphani ganhou um computador e a escola um notebook. Os dez finalistas fizeram a leitura dos textos na quinta à noite, na Acic. Todos foram premiados com um aparelho de DVD. Um júri especialmente formado para o evento escolheu o melhor trabalho. A Campanha ?Pirata: Tô Fora! Só Uso Original? teve a participação de diversas entidades e instituições, são elas: Sindireceita, Ajorpa, Núcleo de Videolocadoras, Núcleo Regional de Educação, escolas particulares, Acic e Núcleo Empreendedores da Arte.

AGU publica novas súmulas que beneficiarão servidores federais

A Diretoria de Assuntos Jurídicos informa que o Advogado Geral da União, José Antônio Dias Toffoli, editou 8 novos enunciados de súmula administrativa, com base em reiterados julgamentos dos Tribunais Pátrios, que beneficiam servidores públicos federais.

Lembramos que a Súmula da Advocacia-Geral da União tem caráter obrigatório quanto a todos os órgãos jurídicos da Advocacia Geral da União e aos órgãos jurídicos das autarquias e das fundações públicas. É vedado aos membros efetivos da AGU contrariar a súmula, parecer normativo ou orientação técnica adotada pelo Advogado-Geral da União.