nº 072 de 20 de abril de 2009 : Resultado parcial da AGNU: Veja aqui o resultado. : Presidente do Sindireceita visita unidades em Santa Catarina/SC

O presidente do Sindireceita Paulo Antenor de Oliveira visitou várias unidades em Santa Catarina. Algumas unidades receberam a visita de um presidente da DEN pela primeira vez, como no caso de Chapecó, Dionísio Cerqueira, São Miguel D'Oeste e Paraíso (Oeste e Extremo Oeste de SC).

Nas visitas foram constatadas precariedades de instalações e condições de trabalho, cujo relatório será realizado com o objetivo de buscar soluções que atendam às pessoas (servidores e contribuintes). Nas unidades visitadas foram realizadas assembleias, com avaliação de conjuntura e principais informes sobre as ações judiciais (RAV Devida, RAV 8X, 28,86%, GDAT dos Aposentados e Pensionistas). A avaliação geral é positiva, pois aproxima a DEN da base (filiados).

As unidades visitadas, além das citadas acima foram: Joaçaba, Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Joinville. O presidente do CEDS/SC e da DS Joaçaba-SC, Luis Fernando F Costa, agradece a iniciativa do presidente do Sindireceita que colocou-se à disposição para novas visitas na medida do possível.

Governo corta IPI da linha branca

O governo reduziu de 5% para 0% a alíquota do IPI sobre fogões, de 15% para 5% sobre geladeiras, de 20% para 10% sobre máquinas de lavar e de 10% para 0% sobre tanquinhos. A redução do imposto entrou em vigor na última sexta-feira (17).

Mantega afirmou que há um acordo entre varejistas, atacadistas e o governo para que não haja demissões mas nada foi formalizado, uma vez que a desoneração não cobre todos os produtos comercializados por eles. O ministro acrescentou que 600 mil trabalhadores estão envolvidos direta ou indiretamente na indústria de eletrodomésticos da linha branca.

De acordo com o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical (PDT-SP), em outubro, o setor empregava 36.305 trabalhadores diretos no País. Em fevereiro, esse número caiu para 34.478 empregados, uma redução de 5%, com a demissão de 1.827 trabalhadores.

Desde o dia 1º de abril, mais de 40 itens de materiais de construção civil tiveram o IPI isento ou reduzido (veja a lista aqui). O cimento, um dos principais insumos, teve a alíquota de 4% reduzida a zero. (Informações do IG)

NUREP/Goiânia realiza operação conexão