Diretoria Executiva Nacional se reúne em Brasília

Diretores discutiram planos estratégicos para o triênio 2011/2013

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita esteve reunida em Brasília (DF) para discutir as diretrizes de trabalho da nova gestão. A reunião teve como escopo debater assuntos sobre a modernização da Aduana Brasileira, melhoria de procedimentos; lotação mínima de servidores; concursos específicos para a aduana; atribuições da Carreira ARF na Aduana; bem como foram feitos estudos sobre as atribuições dos Analistas-Tributários junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil: processos e procedimentos da RFB; atuação dos ATRFB; normas infralegais que restringem a atuação dos ATRFB; propostas de regulamentações das atribuições dos ATRFB.

A presidenta do Sindireceita, Sílvia Helena de Alencar Felismino, relatou que em seu planejamento estratégico todos os diretores e delegados sindicais trabalharão juntos a fim de buscar melhorias para os Analistas-Tributários. "Toda gestão é composta por erros e acertos. Espero ser competente o suficiente para manter todos os acertos”, disse.

Na ocasião a presidenta explanou sobre suas expectativas, ressaltou as pautas, os futuros projetos e destacou as ações que já marcam o pontapé inicial desse triênio 2011/2013:

- Valorizar os fóruns deliberativos da entidade e garantir a ampla participação dos filiados nos debates e encaminhamentos;

- Prosseguir na condução das atividades da DEN de acordo com a orientação dos órgãos deliberativos;

- Incrementar o interesse das bases na participação e consecução dos trabalhos da entidade incentivando todos os filiados a unirem esforços nos eixos de ação que apontem ao êxito da atual gestão;

- Manter a total transparência dos atos praticados pela DEN;

- Incentivar a participação dos aposentados e recém-nomeados;

- Criar campanha de expansão e de fidelização do filiado;

- Criar campanha de atendimento ao filiado;

- Criar a Ouvidoria Virtual;

- Ampliar a oferta de convênios para os filiados;

- Lutar pelo fortalecimento e valorização da RFB e dos servidores da Carreira ARFB;

- Lutar pela definição e legitimidade das atribuições do ATRFB;

- Valorizar o ATRFB nas ações que contam com sua participação;

- Garantir o debate democrático de ideias;

- Participar de programas nacionais e campanhas, juntamente com a sociedade civil organizada, para discutir a carga tributária, contrabando, pirataria e sonegação fiscal;

- Incrementar a Campanha Nacional Educativa de Combate ao Contrabando e à Pirataria criada pelo Sindireceita "Pirata: tô fora! Só uso original".

Nova composição

A diretorial atual é composta pelos diretores: Sílvia Helena de Alencar Felismino (presidente), Paulo Antenor de Oliveira (vice-presidente), Jether Abrantes (secretário geral), Irivaldo Peixoto (Finanças e Administração), Ronaldo Godinho (adjunto de Finanças e Administração), Hélio Bernades (Assuntos Parlamentares), João Jacques Pena (Assuntos Jurídicos), Thales Freitas Alves (adjunto de Assuntos Jurídicos), Odair Ambrósio (Defesa Profissional), Alcione Policarpo (Estudos Técnicos), Moisés Hoyos (Assuntos Aduaneiros), Kátia Nobre Silva (Comunicação), Ana Cristina Cavalcanti (Tecnologia de Informática), Hugo Leonardo (Assuntos Previdenciários), Jair Marinho (Aposentados e Pensionistas) e Antônio Seixas (Formação Sindical). Os suplentes: Sérgio Ricardo Castro, Antônio Carlos Joaquim, Arnaldo Severo, Jorge Luiz Silva, Péricles Luz e Regina Lúcia Bacci.