Presidenta do Sindireceita participa de Seminário de Educação Fiscal em Manaus/AM

A presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, apresentando a Campanha Pirata: tô fora!

Na tarde do dia 25 de março a presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, participou como palestrante do Seminário de Educação Fiscal "Tributação, Solidariedade e Dignidade Humana", em Manaus/AM. O assunto abordado pela representante da DEN foi a Campanha Nacional “Pirata: tô fora! Só uso original”.

Antes da palestra da presidenta do Sindireceita, o mestre e doutor Marciano Buffon, autor do livro "Tributação e Dignidade Humana", apresentou uma análise sobre as possibilidades da tributação ser um eficaz meio de densificação do princípio da dignidade da pessoa humana, através de uma adequação da carga fiscal ao princípio da capacidade contributiva e da materialização dos direitos fundamentais sociais, econômicos e culturais, explorando todas as suas potencialidades na constituição do Estado Democrático de Direito.

Após a palestra de Marciano Buffon a presidente do Sindireceita solicitou licença à plateia e vestiu a camisa da Campanha contra a pirataria "Pirata: tô fora!”.

Devidamente uniformizada para a palestra Sílvia Felismino apresentou ao público presente a história da campanha, de sua origem até o momento atual. Falou dos "Sete pecados da pirataria" e dos inúmeros malefícios que a pirataria gera, envolvendo não somente os problemas dos direitos autorais com as cópias ilegais de DVD's e CD's, mas os que também afetam a saúde do consumidor de produtos pirateados, como remédios, óculos, tênis, protetores solares, cremes hidratantes e tantos outros similares.

Ampliando o universo da causa e efeito do consumo dos produtos piratas, Sílvia Felismino discorreu sobre as problemáticas do não pagamento de tributos, da concorrência desleal, da diminuição do número de empregos e dos resultados negativos do trabalho informal.

Como solução, a presidenta do Sindireceita deixou claro que, uns dos caminhos a serem seguidos para se diminuir a pirataria no Brasil é o investimento em ações relacionadas à Educação Fiscal e que por acreditar nisso o Sindireceita está sempre buscando estabelecer parcerias para desenvolver trabalhos de conscientização, principalmente, nas escolas e em qualquer lugar onde se possa difundir a ideia do "Pirata: tô fora! Só uso original” que é: Pirataria é crime.

Já finalizando sua palestra Sílvia Felismino apresentou a nova fase da Campanha "Pirata: tô fora!”, que tem como tema “Viva a Originalidade”, e também falou sobre o lançamento do novo site. A presidenta da DEN aproveitou para antecipar a nova incursão do Sindireceita que ocorrerá, provavelmente, na Festa de Parintins, declarando somente para os participantes do seminário, a sua predileção por um dos bois-bumbás do Amazonas.

Analistas-Tributários que prestigiaram o Seminário

Ao final das apresentações dos palestrantes a diretoria da Delegacia Sindical do Sindireceita em Manaus/AM entregou aos participantes kits da Campanha do "Pirata: tô fora!” e presentearam alguns participantes ilustres com uma edição do livro "Fronteiras Abertas”.