Sindireceita participa do 46ª Encontro Nacional do Grupo de Educação Fiscal

 


Sindireceita participou do debate Educação de Qualidade sob a ótica da Educação de Fiscal


A presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, e a diretora de Comunicação do Sindireceita, Kátia Nobre, participaram na manhã de ontem (30) do 46ª Encontro Nacional do Grupo de Educação Fiscal GEF na Escola de Administração Fazendária Esaf. O encontro terá continuidade hoje (31) e integra as atividades e ações do Programa Nacional de Educação Fiscal com os Grupos Estaduais e Municipais dentro do tema Educação de Qualidade. A programação teve início com o discurso de autoridades e seguiu com diversas atividades, entre elas a palestra “Qualidade na Educação” e o curso de Disseminadores de Educação Fiscal: tendências e desafios.

Também participaram do evento o secretário da Juventude do Distrito Federal, Fernando Nascimento Silva Neto, o secretário adjunto do Orçamento Federal, Eliomar Rios, o diretor geral da Esaf, Mauro Sérgio Bogéa Soares, o secretário de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União, Mário Vinícius Spinelli, o secretário da Transparência e Controle do Distrito Federal, Carlos Higino, a coordenadora geral de Atendimento e Educação Fiscal da RFB, Maria Helena Cotta Cardozo, entre outros.

Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte

O Sindireceita participará das comemorações ao dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, promovido pela Esaf na semana de 24 a 28 de maio, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.

A Esaf utilizará a data comemorativa para conferir visibilidade e potencializar as ações de Educação Fiscal. A ideia é ressaltar que o respeito ao contribuinte deve ser cotidiano no trato de temas como tributação, orçamento e controle dos gastos públicos, com transparência e participação social.

Na data, o Sindireceita promoverá diversas ações da Campanha Nacional “Pirata: tô fora! Só uso Original”, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP/MJ). “Viva a Originalidade” é o tema da nova fase da Campanha que tem o objetivo de disseminar a ideia de valorização da originalidade, o que representa a essência do esforço antipirataria, além de promover a reflexão sobre a pirataria moderna e a sua relação com a WEB2.0 e as redes sociais. A presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, explica que não podemos mais ficar restritos ao conceito inicial de pirataria, que deve ser atualizado para que a sociedade possa ser esclarecida e para que o País avance de forma efetiva no combate à pirataria.