Sindireceita parabeniza o novo presidente da Câmara dos Deputados

Representantes do Sindireceita e o deputado federal Ricardo Berzoini (PT/SP) brindaram a conquista com o novo presidente

O deputado federal Marco Maia (PT/RS) foi eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados com 375 votos, nesta terça-feira (1º), para o mandato de dois anos. A votação durou cerca de 3 horas e elegeu também a 1ª vice-presidente mulher da Mesa Diretora da Casa: a deputada Rose de Freitas (PMDB/ES).

Marco Maia é metalúrgico, natural de Canoas/RS e está em seu terceiro mandato. Foi o 1º vice-presidente da Mesa Diretora anterior e assumiu a Presidência em dezembro, após a renúncia do ex-deputado Michel Temer, que deixou a Câmara para tomar posse como vice-presidente da República. Maia obteve o apoio de 21 dos 22 partidos da Casa. Apenas o Psol não apoiou sua candidatura.

Maia venceu a disputa em primeiro turno contra os deputados Sandro Mabel (PR-GO), que obteve 106 votos, Chico Alencar (Psol-RJ), que ficou com 16, e Jair Bolsonaro (PP-RJ), que teve 9 votos. Houve três votos em branco.

Em seu discurso, Maia afirmou que buscará resgatar a imagem do Parlamento brasileiro, priorizando projetos de autoria dos deputados. Ele disse que se comprometerá com a defesa incondicional da democracia, dos direitos cíveis e da justiça social e que também defenderá a autonomia e independência do Legislativo. O deputado ainda comentou sobre a necessidade de dar continuidade às reformas política e tributária.

Representantes do Sindireceita acompanharam toda a votação, parabenizaram o deputado pela nova conquista e desejaram sucesso no cargo. Estavam presentes a presidenta, Sílvia Felismino, o presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), Gerônimo Sartori, os suplentes Sérgio Castro e Arnaldo Severo, o delegado substituto da DS/BA, Paulo Guimarães, e o Analista-Tributário Rodrigo Thompson.