Conjuntura em Síntese: Câmara votará mínimo de R$545

A intenção é votar o projeto na quarta-feira à noite, sem obstrução e sem incluir matérias estranhas, como reajuste dos aposentados. Queremos agora apenas consultar os líderes da base aliada sobre a proposta da oposição. Está crescendo, sem dificuldade, a aprovação da proposta dos R$545”, disse o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Governo e oposição estabeleceram na última quinta-feira (10) acordo de procedimentos para votar na próxima quarta-feira o projeto que fixa o mínimo em R$545 e estabelece a política de valorização do salário até 2015. Apesar do acordo, o DEM fechou com o PDT - que tem o aval das centrais sindicais - a apresentação de uma emenda com valor em torno de R$560. Os tucanos não são contra a emenda, apesar de defenderem, oficialmente, R$600. Se o projeto for votado na Câmara e no Senado ainda em fevereiro, o novo mínimo valerá a partir de 1º de março. No projeto, o governo diz que haverá valorização do mínimo de 30% nos próximos anos, sendo desnecessário mudar agora a regra atual de reajuste. Com o aumento de R$5, dos atuais R$540 para R$545, o impacto será de R$1,36 bilhão nas contas do INSS.