Boletim Semanal do Sindireceita – de 14 a 18 de dezembro de 2020

Analistas – Tributários da Receita Federal em Uruguaiana/RS atuam em grande apreensão de valores na Área de Controle Integrado na Argentina

Analistas – Tributários do Serviço de Bagagem (Sebag) da Alfândega da Receita Federal em Uruguaiana (ALF/URA), localizado na Área de Controle Integrado (ACI) em Paso de los Libres, na Argentina, reteve o equivalente a R$ 300 mil com um casal de argentinos oriundos de Buenos Aires nesta quarta – feira (13). Leia matéria completa aqui.

Coordenadores do Fórum Nacional de Debate de Base (FNDB) reúnem-se para avaliar o resultado das oficinas

Os coordenadores do Fórum Nacional de Debate de Base (FNDB) reuniram-se nesta terça-feira, dia 15, para avaliar o resultado das oficinas e definir as ações para as próximas etapas. O encontro aconteceu de forma virtual com os integrantes apresentando suas impressões sobre as participações nas oficinas, propostas apresentadas, modelos metodológicos e os resultados obtidos, buscando uma melhor integração do grupo e aperfeiçoamento do processo de trabalho. Leia matéria completa aqui.

A partir da atuação do Sindireceita, MPF instaura inquérito civil e procedimento administrativo para averiguar as atividades de fiscalização e a fragilização da segurança aduaneira em Foz do Iguaçu/PR e Ji-Paraná/RO

A Procuradoria da República no Estado do Paraná instaurou inquérito civil para averiguar as atividades de fiscalização realizadas pela Receita Federal, bem como a fragilização da segurança aduaneira na região de fronteira Brasil – Paraguai, Ponte da Amizade; e na fronteira Brasil – Argentina, Ponte Tancredo Neves. No mesmo sentido, a Procuradoria da República no Estado de Rondônia instaurou procedimento administrativo para avaliar a atuação da Receita Federal do Brasil nas unidades que integram a DRF Ji-Paraná/RO. Leia matéria completa aqui.

Analistas- Tributários atuam em apreensão de meia tonelada de cocaína no Porto de Paranaguá/PR

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na madrugada desta quinta – feira (17) em uma apreensão de cocaína que totalizou 575 quilos no Porto de Paranaguá, no Paraná. A droga estava escondida em meio à uma carga de máquinas para curvar chapas e tinha como destino a Espanha. Leia matéria completa aqui.

Editorial: No Dia do Servidor da Receita Federal, Sindireceita defende o reconhecimento do trabalho dos Analistas- Tributários

É dentro de um cenário de incertezas e mudanças, muitas geradas pela pandemia de Covid- 19 que já se estende por mais de dez meses, que o Sindireceita vem relembrar a importância do trabalho dos Analistas – Tributários e demais servidores do órgão no Dia do Servidor da Receita Federal. Como desenvolvem atividades essenciais ao Estado, os servidores da Receita Federal não pararam suas atividades durante a pandemia, e ainda reforçaram sua atuação para garantir o controle aduaneiro nas atividades de importação, exportação, vigilância e repressão e assegurar a realização das atividades de atendimento, cobrança, arrecadação e fiscalização. Leia matéria completa aqui.

Analista – Tributário palestra sobre Inteligência Artificial na Receita Federal em conferência internacional

O Analista – Tributário Paulo Palmeira Leitão realizou uma palestra sobre o Uso de Blockchain e Inteligência Artificial da Receita Federal do Brasil em conferência promovida pela Universidade de Economia e Negócios de Viena. A conferência, que foi realizada de segunda-feira (14) à terça-feira (15), tratava sobre a digitalização da função fiscal, já a participação do Analista – Tributário aconteceu na tarde de segunda-feira (14) pela plataforma teams. Leia matéria completa aqui.

Ratificação da suspensão da LXXVI Reunião do CNRE

O presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil no uso de suas atribuições, informa que: Considerando a Portaria do Ministério da Saúde nº 188, em 3 de fevereiro de 2020, ato pelo qual declarou situação de emergência em saúde pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus; houve a aprovação pela Câmara dos Deputados e Senado Federal da Mensagem Presidencial nº 93, de 2020, que reconhece o estado de calamidade pública do Brasil. Leia matéria completa aqui.

Sindireceita lança campanha #OServiçoPublicoÉdeTodos” em favor do reconhecimento da importância do serviço público e contra a reforma administrativa

O Sindireceita lança hoje, dia 15, a campanha #OServiçoPublicoÉdeTodos”, em favor do reconhecimento da importância do serviço público e contra a reforma administrativa. Com a campanha o Sindicato busca ampliar os debates e dialogar com a sociedade mostrando que o serviço público representa a materialização de direitos da população, que estão ameaçados pela proposta de reforma administrativa, encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional. Leia matéria completa aqui.

Realizar linhas de pesquisa próprias através de parâmetros próprios de pesquisa, é sua atribuição nas atividades de importação nos postos de fronteiras, portos e aeroportos em todo o país

Com o objetivo dar conhecimento e ampla visibilidade às atribuições dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita lança a campanha “Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil – Essas são suas atribuições”. Leia matéria aqui.

Analistas-Tributários atuam na retenção de mais de R$ 12 milhões em mercadorias importadas irregularmente na segunda semana de dezembro

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na retenção de mais de R$ 12 milhões em mercadorias importadas irregularmente na segunda semana de dezembro em todo o país. Foram mais de 710 toneladas de itens de vestuário, cosméticos, perfumes, bolsas, bonés, e eletrônicos retidos no Rio de Janeiro/RJ e em Uberlândia/MG. Além disso, houve a apreensão de 20 kg de haxixe em Santa Maria/RS. Leia matéria completa aqui.