Boletim Semanal do Sindireceita – de 18 a 22 de setembro de 2023

18.09. ✅ Edital de Convocação – LXXXV Reunião Extraordinária CNRE

O presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil no uso de suas atribuições, de acordo com o artigo 34, inciso II c/c artigo 35, letra “a” do Estatuto da Entidade, CONVOCA os conselheiros do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), para a LXXXV REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se telepresencialmente, no dia 22 de setembro de 2023, início às quatorze (14) horas, por meio da plataforma Zoom Cloud Meetings.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/45Mx1p7

18.09. ✅ RFB lançará primeiro Estudo de Liberação de Cargas focado nas exportações brasileiras

O primeiro Estudo de Liberação de Cargas focado nas exportações brasileiras será lançado no dia 20 de outubro pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). O evento ocorrerá às 10h e contará com transmissão ao vivo pelo canal TV Receita no YouTube. O link do evento será divulgado em breve no site e redes sociais do órgão.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3PlNkCm

18.09. ✅ Você sabia que também estamos no TIK TOK?

Acesse nosso perfil pelo link (https://www.tiktok.com/@sindireceita) ou apontando a câmera do seu smartphone para o QR-Code e veja conteúdos exclusivos do Sindireceita.

18.09. ✅ Sindireceita participa na Câmara Legislativa do Distrito Federal de debate sobre a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas

A delegada-adjunta da DS/Brasília e diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Marlene de Fátima Cambraia e a secretária de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da DS/Brasília, Cezira Inês Minari Diniz, participaram na manhã de hoje, dia 18, de evento para debater as alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas do GDF. Atualmente as alíquotas variam entre 11% e 14%, sendo isentos somente aqueles com renda inferior a um salário-mínimo.

Saiba mais: https://bit.ly/3PLg4G9

18.09. ✅ Subsecretário de Gestão Corporativa Receita Federal divulga o cronograma do Concurso de Remoção 2023

A Receita Federal divulgará, em portaria específica a ser publicada no dia 27 deste mês, as vagas para remoções. A previsão é para que as inscrições possam ser realizadas a partir do dia 4 de outubro. O momento da inscrição será o último critério para desempate no concurso, ganhando o servidor que tenha se inscrito antes. No dia 5, está prevista a divulgação do resultado preliminar e o resultado final do concurso de remoção deve ter o resultado final publicado no dia 27 de outubro.

Saiba mais https://bit.ly/3ZptgDu

19.09. ✅ Declaração de Vacância - DS/Cumbica-Guarulhos

O Delegado Sindical do SINDIRECEITA da DS/Cumbica-Guarulhos, JÚLIO CÉSAR FREIRE FRAGOSO, no uso de suas atribuições, nos termos do Art. 104, I, §1º, do Estatuto do SINDIRECEITA, declara a vacância do cargo de Secretário de Comunicação da Delegacia Sindical de Cumbica-Guarulhos.

Saiba mais https://bit.ly/3sX5qD3

19.09. ✅ Sindireceita participa de reunião na Cogea/RFB na manhã desta terça-feira (19)

O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, os diretores da DEN, Alexandre Magno (Defesa Profissional), Fabiano Rabelo (Estudos Técnicos), o representante dos CEDS do Paraná, Francisco Luz e o presidente do CEDS Santa Catarina, Geraldo Paes, participaram na manhã de hoje, dia 19, de uma reunião na Coordenação-Geral de Atendimento (COGEA) da Receita Federal para tratar do fechamento de 12 unidades na 9º Região Fiscal.

???? Assista aqui: https://youtu.be/jSAi1ll99BA

19.09. ✅  Clube de Benefícios do Sindireceita

Acesse o site do Clube de Benefícios (https://clubedebeneficios.sindireceita.org.br/login) e aproveite todas as vantagens exclusivas aos filiados do Sindireceita!

20.09. ✅  Sindireceita cria grupo de Whatsapp para envio de notícias

Prezados Analistas-Tributários/as, com o intuito de ampliar os espaços de divulgação das notícias produzidas pelo Sindireceita, criamos mais um canal de relacionamento, o grupo de Whatsapp para divulgação de notícias da Diretoria Executiva Nacional (DEN).

O grupo será para transmissão de notícias da DEN para todos os filiados e filiadas! Participe: https://chat.whatsapp.com/DE8In77DBf43PLrMpi1U62

20.09. ✅  Grupo do Sindireceita no Telegram para notícias de interesse da categoria

Com o intuito de ampliar os espaços de divulgação das notícias produzidas pelo Sindireceita, criamos mais um canal de relacionamento, o grupo do Telegram para divulgação de notícias da Diretoria Executiva Nacional (DEN).

O grupo já está disponível para todos os filiados e filiadas. Sua participação será efetivada através do link: https://t.me/+h8hkCYLMeyBkZTc5

20.09. ✅  Sindireceita defende manutenção de agências da 9ª Região Fiscal em reunião com a Cogea/RFB

Representantes do Sindireceita defenderam a manutenção das agências da Receita Federal do Brasil (RFB) na 9ª Região Fiscal em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 19, junto a integrantes da Coordenação-Geral de Atendimento da Subsecretaria de Arrecadação, Cadastros e Atendimento (Cogea/Suara/RFB). Além de apresentarem diversos questionamentos e sugestões visando pacificar o tema, os membros do Sindicato também entregaram, na oportunidade, um documento em defesa da manutenção das unidades, cujos signatários são lideranças do Sindireceita nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3PLxHpa

20.09. ✅  Funpresp abre processo seletivo para Diretor(a)-Presidente e Diretor(a) de Seguridade

Começou nesta terça-feira, 19 de setembro, o período de inscrições para o processo seletivo para os cargos de Diretor (a) - Presidente e de Diretor (a) de Seguridade da Funpresp, a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União. As regras para participação estão disponíveis na página exclusiva do processo seletivo. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 2 de outubro.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3LxwvmW

20.09. ✅  Sindireceita participa de reuniões no Congresso Nacional para tratar da reforma tributária e pautas de interesse da categoria

O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, o diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro, e o Delegado Sindical da DS/Teresina, Marcos Viana participaram nesta quarta-feira, dia 20, de reunião com a senadora Jussara Lima (PSD-PI) para tratar sobre a reforma tributária que está tramitando no Senado Federal. Eles também trataram de outros temas de interesse da categoria. A reunião foi realizada no gabinete da senadora, no Senado Federal, em Brasília.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3LTF8sf

21.09. ✅ Sindireceita reforça convocação de todos os aprovados no último concurso da RFB em reunião no MGI

???? Assista ao vídeo: https://youtu.be/KCl_Iq64BfU

21.09. ✅ Sindireceita participa de reunião no MGI visando a convocação de todos os aprovados no último concurso da RFB

O Sindireceita reforçará a atuação visando a convocação de todos os aprovados no último concurso para o cargo de Analista-Tributário da Receita Federal. Na manhã desta quarta-feira, dia 20, o diretor adjunto de Assuntos Financeiros, Ronald Campbell e o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindirceita, Odair Abrosio participaram de uma reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para discutir a importância da nomeação de todos os aprovados e a realização de um único curso formação.

Saiba mais: https://bit.ly/3PJLNHw

21.09. ✅ Sindireceita participa do lançamento da Frente Parlamentar Contra Juros Abusivos e para a Auditoria da Dívida Pública

O Sindireceita participou nesta terça-feira, dia 19, do lançamento da Frente Parlamentar Contra Juros Abusivos e para a Auditoria da Dívida Pública, ocorrido no Plenário 2 da Câmara dos Deputados. Os representantes do Sindicado enfatizaram, em suas falas, que a Receita Federal do Brasil (RFB) e seus Analistas Tributários atuaram e sempre atuarão em defesa do Estado brasileiro.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3PM5TB1

21.09. ✅ Receita federal busca Inteligência Artificial para detectar erros na importação/exportação

A Receita Federal do Brasil (RFB) está entre as seis entidades do Poder Público Federal que apresentaram 10 Desafios Tecnológicos à 2ª Rodada de Soluções de IA para o Poder Público, lançada em 21 de agosto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio técnico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3Pq51kb

21.09. ✅ Sindireceita se reúne com a Cogep para tratar de interesses dos Analistas-Tributários

Representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita reuniram-se na manhã desta quinta-feira, dia 21 de setembro, junto a integrantes da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Receita Federal do Brasil (COGEP/RFB) para tratar de temas de interesse da categoria.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3ZpExDQ

21.09. ✅ Arrecadação federal chega a R$ 172,78 bilhões em agosto

Pelo terceiro mês seguido, a arrecadação da União com impostos e outras receitas teve queda, alcançando R$ 172,78 bilhões em agosto, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (21) pela Receita Federal. O resultado representa recuo real de 4,14%, ou seja, descontada a inflação, em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em comparação com agosto de 2022.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/461i6r9

21.09. ✅ Analistas-Tributários da Receita Federal reúnem-se com deputado Danilo Forte (União/CE)

A Analista-Tributária e ex-presidenta do Sindireceita, Silvia Felismino reuniu-se nesta terça-feira (19) com o relator da LDO de 2024 (PLN 4/23), deputado Danilo Forte (União/CE) para tratar sobre o Bônus de Eficiência dos Analistas-Tributários. A reunião foi realizada no gabinete do parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3PMcYBv

22.09. ✅ Trabalho parlamentar: lideranças do Sindireceita em SC e PR atuam pela manutenção de agências da RFB na 9ª RF

Em ação representando os Analistas-Tributários do Paraná e Santa Catarina, o presidente do CEDS/SC, Geraldo Paes; o delegado sindical em Joinville/SC, Ronaldo Godinho; o delegado sindical adjunto em Joinville, Francisco Luz, acompanhados em  situações específicas pelo diretor de Defesa Profissional da DEN, Alexandre Magno, pela ex-presidente do Sindireceita, Silvia Felismino e pela colega Ana Cristina, de Minas Gerais,  estiveram conversando com diversos parlamentares e respectivas assessorias para tratar do tema urgente do fechamento de unidades locais da RFB em diversas cidades do PR e SC.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3Zwjj7p

22.09. ✅ Clube de Benefícios do Sindireceita: novos descontos para você aproveitas e economizar ainda mais!

O Clube de Benefícios do Sindireceita está sempre se atualizando para que você, Analista-Tributário filiado e filiada, possa aproveitar vantagens em produtos e serviços exclusivos.

Saiba mais: https://bit.ly/44XhSQE

22.09. ✅ RFB abre consulta ao 5º lote de restituição do IRPF 2023

A Receita Federal do Brasil (RFB) abriu às 10h desta sexta-feira, dia 22, a consulta ao 5º lote de restituição do IRPF 2023, que também contempla as restituições residuais de exercícios anteriores. Ao todo, 1.261.100 contribuintes serão beneficiados com crédito bancário nesta fase, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 1.965.610.737,14.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3Pne4SW

22.09.Analista-Tributário participa da entrega de 200 minicomputadores para prefeituras do sul de Minas Gerais no projeto Além do Horizonte

A Receita Federal do Brasil (RFB), em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), realizou a entrega de 200 minicomputadores para 13 prefeituras do sul de Minas Gerais na manhã desta sexta-feira, dia 22, durante evento realizado na Agência da RFB em Alfenas/MG.

Saiba mais: https://bit.ly/45YzDAg

22.09. ✅   O fechamento das Agências da Receita Federal do Brasil e a implementação da deterioração institucional de um órgão essencial ao funcionamento do Estado

A Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal (Paraná e Santa Catarina) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30/08/2023, um conjunto de Portarias que determina a suspensão das atividades em 12 (doze) Agências da Receita Federal em sua jurisdição, sob a justificativa de redução de seu quadro funcional nos últimos anos, de dificuldades enfrentadas na reposição de servidores e de uma constante redução no número de atendimentos presenciais nessas unidades.

Saiba mais: https://bit.ly/46mYxtm

22.09. ✅Sindireceita participa de reunião do Fonasefe para debater mobilização do dia de lutas e mesa de negociação

O diretor Valdemir Bueno representou o Sindireceita em reunião do Fonasefe ocorrida na manhã desta sexta-feira (22) para tratar sobre a mobilização do Dia de Lutas em defesa da Soberania e do Serviço Público que ocorrerá no dia 03 de outubro. Durante a reunião, os servidores também avaliaram o funcionamento das mesas de negociação com o governo.

Saiba mais: https://bit.ly/3ETSdNW

NOTÍCIAS DE ADUANA

18.09. ✅ Aduana: Analistas-Tributários atuam na apreensão de 118 quilos de maconha na Ponte da Amizade

Saiba mais https://bit.ly/3sVTnpz