Boletim Semanal do Sindireceita – de 25 a 29 de setembro de 2023

25.09.  LXXXV CNRE Extraordinário ratifica e mantém Gabinete Especial e aprova manutenção do Estado Permanente de Mobilização

Convocado no dia 18 de setembro, o LXXXV Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) – Reunião Extraordinária ocorreu na tarde do dia 22 de setembro, de forma telepresencial, com a participação de 36 conselheiros. A pauta geral da reunião foi a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4616.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3ET9tDk

25.09.  Sindireceita solicita reunião com o secretário da RFB para tratar do Curso de Formação e nomeação no concurso

O Sindireceita solicitou a realização de uma reunião junto ao secretário especial da Receita Federal do Brasil (RFB), Robinson Barreirinhas, por meio de ofício enviado na última sexta-feira, dia 22. No documento, o presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Thales Freitas, esclarece que a agenda possui caráter de urgência e objetiva tratar do Curso de Formação Profissional (CFP) e de providências necessárias para a nomeação de todos os aprovados no concurso da RFB para provimento de vagas nos quadros da Carreira Tributária e Aduaneira.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3sYixUv

25.09.  Em apoio à reivindicação do Sindireceita, deputado Pedro Uczai apresenta PDL contra fechamento de agências em SC

Na semana passada, representantes do Sindireceita conduziram intenso trabalho parlamentar ressaltando a importância da manutenção das agências da Receita Federal do Brasil (RFB) na 9ª Região Fiscal (RF). Como resultado desta importante ação, o Sindireceita obteve apoio de diversos integrantes do Parlamento, entre eles o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), que apresentou na última sexta-feira, dia 22, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 332/2023.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3PQiPVx

25.09.  Publicado edital de convocação para o curso de formação dos 473 aprovados na primeira etapa do concurso para o cargo de Analista-Tributário

Foi publicado hoje, dia 25, o edital de convocação para o curso de formação dos 473 aprovados e classificados na primeira etapa do concurso para o cargo de Analista-Tributário da Receita Federal.

Saiba mais: https://bit.ly/3ET5M0i

26.09.  Podcast do Sindireceita apresenta segundo bloco de entrevista sobre a Funpresp-Exe; confira!

Está no ar o segundo bloco da entrevista concedida ao Podcast do Sindireceita sobre a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe)! Neste episódio, a categoria ficará por dentro dos diversos serviços e vantagens disponibilizados pela entidade, tais como a oferta de empréstimos consignados com taxas reduzidas; possibilidade de resgate de capital acumulado; oferecimento de cobertura adicional, a preços competitivos e com dedução no Imposto de Renda, para casos de invalidez ou morte; investimentos; rentabilidade; pensão; entre outros temas.

???? Spotify: https://bit.ly/3t8d4L3

???? YouTube: https://bit.ly/451a9B2

26.09.  14ª edição do Concurso de Histórias de Trabalho da RFB recebe inscrições até 29 de setembro; não perca!

A 14ª edição do Concurso de Histórias de Trabalho da Receita Federal do Brasil (RFB) recebe inscrições até o dia 29 de setembro. Todos os servidores e servidoras do órgão, ativos e inativos, podem participar da iniciativa. As regras e detalhes sobre o concurso estão presentes na Portaria RFB nº 327, de 15 de julho de 2023, assinada pelo secretário especial da instituição, Robinson Sakiyama Barreirinhas.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3PtwzoV

26.09.  Consultoria sobre migração ao RPC - Restam vagas remanescentes

A Diretoria de Assuntos Previdenciários do Sindireceita comunica aos Analistas-Tributários que restam ainda vagas remanescentes da consultoria para Migração ao RPC sendo realizada pela Riedel Advocacia em parceria com a DEN e com o CNRE.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/46skxmi

27.09.  Dia das Crianças com até 50% de desconto somente no Clube de Benefícios do Sindireceita

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3PUEfSq

27.09.  Analista-Tributário participa da inauguração de novo Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal em Extrema/MG

O Analista-Tributário agente da Receita Federal de Itajubá, Sérgio Antônio da Silva, participou da cerimônia de inauguração de um novo Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV) na Prefeitura de Extrema, Minas Gerais. A ação é uma iniciativa da Receita Federal, em conjunto com os municípios mineiros, com a finalidade de oferecer atendimento aos contribuintes em sua própria cidade.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3RCkTmv

27.09.  Vice-presidente do Sindireceita participa de reunião com senador Efraim Filho e Pacto de Brasília para garantir avanços no texto final da reforma tributária

O vice-presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas participou nesta quarta-feira (27) de reunião com o senador Efraim Filho (União Brasil/PB) e entidades que compõem o Pacto de Brasília para debater a reforma tributária. A reunião foi realizada no gabinete da liderança do União Brasil no Senado.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/46sYzzW

27.09.  Edital de Convocação AGNU – 28 de setembro a 05 de outubro de 2023

O presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, no uso de suas atribuições estatutárias contidas no art. 74, inciso X c/c art. 73, inciso VIII, bem como da atribuições regimentais contidas no art. 4º, inciso X; e o presidente do CNRE, no uso de suas atribuições estatutárias contidas no art. 71, inciso V, em consonância com o art. 31, do Estatuto da Entidade, CONVOCAM a base de filiados ao Sindireceita, nos termos do que reza o art. 14, § 2º do Estatuto, a comparecer à Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU), a se realizar no período de 28 de setembro a 5 de outubro de 2023.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3LGp6lg

28.09.  Votação eletrônica da AGNU foi aberta às 8h desta quinta-feira (28); participe!

Atenção, colegas filiadas e filiados em todo o Brasil! Foi aberto, às 8h desta quinta-feira, dia 28, o Sistema Eletrônico de Votação da Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU) do Sindireceita. Conforme Edital de Convocação publicado em 27 de setembro, a categoria tem até as 22h00min do dia 5 de outubro para registrar seu voto na plataforma virtual.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3EUYNnv

28.09.   Sindireceita participa do 4º Ciclo de Painéis do Grupo de Trabalho Interministerial de Enfrentamento ao Assédio e a Discriminação na Administração Pública Federal

A secretária-geral do Sindireceita, Ieda Maria de Miranda, a diretoria de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia e o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindicato, Odair Ambrósio participaram na tarde desta quinta-feira, dia 28, de mais um Ciclo de Painéis do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Enfrentamento ao Assédio e a Discriminação na Administração Pública Federal.

Saiba mais: https://bit.ly/3PWZQcU

28.09.   ???? ADI 4616: Voto do ministro Dias Toffoli diverge do voto do ministro relator Gilmar Mendes

No reinício do julgamento virtual da ADI 4616 o ministro Dias Toffoli divergiu do voto do ministro relator da ADI 4616, Gilmar Mendes. Veja a conclusão do voto divergente apresentado no dia 29.09:

Conclusão:

(..)

(iii) totalmente improcedentes os pedidos formulados na ADI nº 4.616.

Saiba mais: https://bit.ly/3PVrt59

29.09.   SGP informa: aviso de manutenção com indisponibilidade programada do SOUGOV.BR

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que, no período das 20h de sexta-feira, dia 29, ao dia 1º de outubro, será realizada atualização de software no ambiente que poderá causar instabilidade ou indisponibilidade em funcionalidades do SOUGOV.BR.

Saiba mais: https://bit.ly/3PyCaKB

29.09.   Sindireceita participa de reunião do Fonasefe

✅ O diretor da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita, Valdemir Bueno representou a entidade e os Analistas-Tributários na reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizada na manhã desta sexta-feira, dia 29. Durante a reunião, o diretor Valdemir Bueno encaminhou um conjunto de propostas para ampliação da participação dos servidores e de seus representantes nas plenárias e nos demais atos e mobilizações.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/468cNGp

29.09.   Site do Sindireceita estará em manutenção a partir das 10h de amanhã (30/09)

⚠️ A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita informa aos filiados e filiadas que o site estará fora do ar partir das 10h da manhã deste sábado, dia 30.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) realizará manutenção no servidor interno. O site do Sindireceita estará disponível para acesso novamente no domingo, 1° de outubro.

Diretoria Executiva Nacional (DEN)

29.09.   Votação eletrônica da AGNU: acesse o site e participe!

Colegas filiadas e filiados em todo o Brasil! Acesse o Sistema Eletrônico de Votação da Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU) do Sindireceita: https://agnu.sindireceita.org.br/ e exerça seu papel democrático.

NOTÍCIAS DE ADUANA

26.09.✅ *Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de drogas em Campo Grande, Rio de Janeiro e Paraná*

Saiba mais: https://bit.ly/3rivFUg

26.09.✅Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na retenção de mercadorias irregulares em Cascavel/PR

Saiba mais: https://bit.ly/3EQ1gQe

28.09.✅Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de drogas e retenção de mercadorias contrabandeadas

Saiba mais: https://bit.ly/458LESy

28.09.✅Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de 611kg de maconha na PR-323

Saiba mais: https://bit.ly/3rAiTAk

28.09.✅ ???? A aposentadoria de UVA

A UVA, cadela de faro da equipe k9 da Alfândega do Rio Grande/RS encerrou seus trabalhos na Receita Federal do Brasil hoje, dia 28.

Assista ao vídeo em homenagem a UVA clicando aqui.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/456Vxlg

29.09.✅ Aduana: Analistas-Tributários atuam na retenção de mercadorias irregulares em Maceió/AL e Corumbá/MS

Saiba mais: https://bit.ly/3PDAy21