Boletim Semanal do Sindireceita – de 13 a 17 de maio de 2024

13.05. ✅ Não caia em golpes! Confira as dicas do Sindireceita para aumentar a sua segurança

✅ Ligações, e-mails e mensagens por SMS, WhatsApp e Telegram. Esses são alguns meios utilizados por organizações criminosas para a aplicação de golpes diariamente. Com o objetivo de alertar os filiados e filiadas do Sindireceita em todo o Brasil sobre o tema e fornecer informações necessárias para aumentar a segurança da categoria, disponibilizamos a seguir um conjunto de orientações e dicas para que todos e todas possam identificar possíveis ameaças e evitar golpes.

Saiba mais: https://bit.ly/4bx8V4b

13.05. ✅ SOS Chuvas: DEN promove reunião virtual junto às Delegacias Sindicais do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (14)

✅ A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita promoverá, às 18h desta terça-feira, dia 14, uma reunião virtual junto às Delegacias Sindicais (DS) do Sindicato no Rio Grande do Sul. O encontro ocorrerá na plataforma Teams e tem por objetivos debater a situação de calamidade no estado gaúcho e discutir iniciativas a serem realizadas pela DEN para auxiliar, da melhor forma possível, as DS e os colegas Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias afetados pelas chuvas e enchentes.

Saiba mais: https://bit.ly/44Infos

13.05. ✅ Receita Via Rápida: Iniciativa agiliza doações internacionais em situações de calamidades

✅ A Receita Federal lançou na última quinta-feira, dia 9, a iniciativa “Receita Via Rápida”, que facilita o envio de doações oriundas do exterior em situações de calamidades como a que está ocorrendo no Rio Grande do Sul.

Saiba mais: https://bit.ly/4dAB4cr

13.05. ✅ Atuação dos Analistas-Tributários no Aeroporto de Manaus é tema de reportagem especial no Amazonas Record

✅ A atuação dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes/AM, em Manaus, foi tema de reportagem especial no Amazonas Record, filiada da Rede Record de Televisão, na última sexta-feira, dia 10.

Saiba mais: https://bit.ly/3JYAebN

14.05. ✅  Atenção, filiados e filiadas! Confiram o procedimento para realizar a atualização cadastral

✅ Manter os dados cadastrais atualizados junto ao Sindireceita é fundamental para que você, filiado e filiada, possa usufruir plenamente de todos os serviços oferecidos pelo nosso Sindicato e acompanhar diversas notícias de interesse da categoria. Por isso, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita solicita a todos e todas que procedam com a atualização dos seus dados, caso tenham realizado alguma mudança de endereço, email, telefone ou outra informação nos últimos meses.

Saiba mais: https://bit.ly/4bECgdc

14.05. ✅  Sindireceita participa do Congresso Internacional de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público

✅ Representantes do Sindireceita participaram, na noite desta segunda-feira, dia 13, e nesta terça-feira, dia 14, do Congresso Internacional de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público, promovido pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), em Brasília/DF. Pelo Sindicato, participaram do evento o presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Thales Freitas; a secretária geral, Iêda Miranda; a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia; o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Odair Ambrósio; e o diretor da DEN, Breno Rocha.

Saiba mais: https://bit.ly/3WIeJ6S

14.05. ✅  Aberto Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a ARF/Caucaia (CE)

✅ Está aberto Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o cargo de Agente da ARF/Caucaia (CE), que integra a circunscrição da DRF/Fortaleza. Os interessados em participar do processo seletivo deverão manifestar sua intenção no Banco de Gestores para Agentes (BGA), disponível no sistema SA3.

Saiba mais: https://bit.ly/4b8PDSV

15.05. ✅  Sindireceita participa de reunião do Fonasefe para discutir caminhos para o fim da cobrança da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas

✅ Na manhã desta quarta-feira, dia 15, representantes do Sindireceita participaram da reunião extraordinária do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para debater ações visando o fim da cobrança da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas. Na reunião também foi analisada a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2024 e da PEC 555/2006.

Saiba mais https://bit.ly/4akOc2E

15.05. ✅  Analista-Tributário ministra palestra sobre “Os impactos sociais do não pagamento dos tributos”

✅ Na última sexta-feira, dia 10, foi realizada na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma/SC a palestra sobre “Os impactos sociais do não pagamento dos tributos”, ministrada pelo Analista-Tributário da Receita Federal Geraldo Paes Pessoa. O evento contou com o apoio da Analista-Tributária e representante local de Cidadania Fiscal em Florianópolis/SC, Cristine Reinbrecht e com as presenças do economista Maurício Mulinarie e da presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, Jucélia Vargas.

Saiba mais https://bit.ly/3UYPX0X

15.05. ✅  Dika, nova agente K9 da Receita Federal, é destaque em reportagem na Rede Record

✅ Dika, a nova agente canina da Receita Federal do Brasil, foi destaque em reportagem do programa Balanço Geral Itajaí/SC, da Rede Record, nesta terça-feira, dia 15. A pastora belga malinois de apenas dois anos de idade é a nova integrante da Equipe K9 do Receita Federal, atuando nas ações de combate ao tráfico de drogas realizadas nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Saiba mais: https://bit.ly/4bhgSdX

16.05. ✅  Sindireceita debate novo Regimento Interno em reunião com a RFB e entidades sindicais

✅ O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, e os diretores Alexandre Magno (Defesa Profissional) e Fabiano Rebelo (Estudos Técnicos) participaram na manhã desta quarta-feira, dia 15, de reunião sobre o novo Regimento Interno (RI) da Receita Federal do Brasil (RFB), na sede do Órgão, no Ministério da Fazenda (MF), em Brasília/DF.

Saiba mais https://bit.ly/3wKUg6z

16.05. ✅  A palestra “Dispositivo materno e amoroso em mulheres: quando cuidar de si e investir nos próprios projetos é um desafio" já está disponível no canal do Sindireceita no Youtube para todos; Assista!

✅ A palestra “Dispositivo materno e amoroso em mulheres: quando cuidar de si e investir nos próprios projetos é um desafio”, ministrada pela professora Dra. Valeska Zanello, já está disponível no canal do Youtube do Sindireceita. A palestra foi realizada nesta segunda-feira, dia 13, em comemoração ao Dia das Mães.

Saiba mais: https://bit.ly/3WKPZL8

17.05. ✅ Receita Federal publica nova portaria que trata da concessão de adicionais

✅ Foi publicada na edição de ontem, dia 16, do Diário Oficial da União (DOU) a Portaria RFB nº 420, que altera a Portaria RFB nº 409, de 12 de abril de 2024. A nova Portaria, que alterou a anterior que foi publicada em abril, também disciplina a concessão de adicionais pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Saiba mais https://bit.ly/4bLsVjL

17.05. ✅ Sindireceita participa de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o novo regimento da Receita Federal

✅ A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita, representando os Analistas-Tributários, participou de audiência pública promovida pela Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, dia 16, que avaliou o novo regimento da Secretaria da Receita Federal e a administração tributária.

Saiba mais: https://bit.ly/4dN6XyK

17.05. ✅ Sindireceita participa de reunião do Fonasefe nesta sexta-feira (17/05)

✅ O diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrósio, e os diretores do Sindireceita, Valdemir Bueno e Breno Rocha participaram na manhã desta sexta-feira, dia 17, de reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Saiba mais: https://bit.ly/3ylqENH

NOTÍCIAS DE ADUANA

17.05. ✅ Aduana: Analistas-Tributários atuam na apreensão de mais de R$ 1 milhão em mercadorias com suspeita de importação irregular em Montes Claros/MG

Saiba mais https://bit.ly/4dO1iZd