Pelo SIM na AGNU

Pelo SIM na AGNU

Estamos muito próximos de encerrar uma etapa do processo de negociação que se arrasta há vários meses. Ao longo de todo esse período, foram inúmeras as situações que trouxeram desconforto e geraram desconfiança ao conjunto do serviço público. Informações desencontradas, a pressa imposta pelo governo, críticas de vários setores contrários a luta dos servidores e, em alguns casos, interesses menores camuflados em promessas impossíveis de serem atendidas tornaram ainda mais confuso o ambiente. Agora, chegamos ao ponto em que a categoria precisa reavaliar e tomar uma nova decisão.


 No último final de semana, representantes do Ministério do Planejamento entraram em contato com a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita para saber se os Analistas-Tributários estariam dispostos a reavaliar a decisão e aprovar o reajuste de 15,8%, pois há por parte do governo disposição em prorrogar o prazo para assinatura dos acordos com o conjunto de servidores que rejeitaram a proposta, inicialmente. O Planejamento também encaminhou para os demais sindicatos a mesma condição, ou seja, apenas o reajuste de 15,8%, que foi reavaliado e aceito até o momento por pelo menos uma categoria e está sendo discutido pelas demais.


Todas as informações que podiam ser repassadas para a categoria foram disponibilizadas. Ao longo dos últimos dois meses, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita empreendeu todo esforço possível na busca de uma alternativa que garantisse o reajuste salarial. Em nenhum momento essa DEN vendeu facilidades, tampouco menosprezou as dificuldades desse processo negocial e, menos ainda, subestimou ou “rifou” a categoria. Essa Diretoria também nunca cogitou associar os Analistas-Tributários e seu Sindicato a movimentos que representavam outros interesses. Nossa atuação foi pautada pela seriedade, transparência e respeito. Fomos absolutamente coerentes em nosso discurso e prática e, por tudo isso, nos sentimos totalmente certos de recomendar a todos os Analistas-Tributários que participem das Assembleias e votem a favor da assinatura do acordo com o governo que prevê o reajuste de 15,8%, a ser pago em 2013, 2014 e 2015.


A estratégia de trabalho da Diretoria contemplou um “Plano B”, que entre outros pontos tinha por objetivo criar alternativas a proposta de reajuste de 15,8%. Havia, portanto, outros itens diferentes daqueles apresentados na negociação que foi encerrada em agosto. Mas, novamente, o governo mostrou-se inflexível insistindo sempre em questões de ordem fiscal. Todos os caminhos possíveis foram percorridos em Brasília/DF para viabilizar o reajuste e se essas ações não foram divulgadas, justamente, para evitar a contaminação do processo por nossos tradicionais adversários.


É preciso que fique claro que assim que a DEN foi informada da possibilidade de prorrogação do prazo para conclusão das negociações, toda a Diretoria do Sindireceita foi consultada e por ampla maioria decidiu submeter e recomendar à base que vote favoravelmente a assinatura do acordo, em razão das circunstâncias do momento.


Nessa hora de definição reforçamos o entendimento de que o melhor caminho é a assinatura do acordo. Outras alternativas como a via judicial podem conduzir a categoria a uma disputa que se arrastará por anos, sem nenhuma garantia de sucesso. Basta citar o exemplo da ação dos 28,86% que tramita há quase duas décadas. A estratégia de se buscar este reajuste pelas vias judiciais justificando isonomia, no entendimento dos membros da DEN, não é aconselhável, pois esta demanda levaria anos e anos para ser concluída, sem falar no custo financeiro para toda a categoria ocasionado por honorários e perdas de poder aquisitivo.


Por todas as informações já repassadas, por tudo que foi exposto por essa DEN e transmitido pelos Delegados Sindicais, reafirmamos nossa certeza de que, nesse momento, o melhor caminho é votar pela assinatura do acordo. Novamente a DEN reforça que a aceitação dessa proposta não encerra a luta pela restruturação salarial da categoria, que seguirá ainda mais firme. A aceitação desse acordo também não comprometerá a continuidade do trabalho estratégico visando a definição de nossas atribuições e das outras bandeiras históricas de luta.


Nosso compromisso com a categoria e com a história do Sindireceita está expressa na coerência dos nossos discursos e atos, na seriedade de nossas ações, na transparência e no respeito que dirigimos a cada Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil.


Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita