O Dia do Trabalhador é marcado pela luta dos Analistas-Tributários por uma remuneração justa

O Dia do Trabalhador é marcado pela luta dos Analistas-Tributários por uma remuneração justa

O Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), por meio de sua Diretoria Executiva Nacional (DEN), saúda a todos os trabalhadores e, em especial, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil pelo Dia do Trabalhador. Neste 1º de maio, além de celebrar, devemos refletir em torno das perdas e ameaças ao trabalhador brasileiro nos últimos anos. O Brasil enfrentou em 2017 uma reforma trabalhista de iniciativa do governo federal, aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e sancionada pelo Presidente da República, que retirou muitas conquistas dos trabalhadores, e a tentativa de reforma da previdência que ameaça os direitos de aposentadoria de todos os trabalhadores.
O Sindireceita, juntamente com outras entidades de defesa dos servidores públicos, luta contra a reforma previdenciária e relembra que o Dia do Trabalhador foi criado, em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris, em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, onde milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições desumanas de trabalho.
No Brasil, em 1894, um grupo foi preso ao tentar comemorar o Dia do Trabalhador. Somente um ano depois ocorreu realmente a primeira celebração da data no País, que foi organizada pelo Centro Socialista de Santos, em São Paulo. Essa data é histórica porque marca a luta dos trabalhadores de todo o mundo por direitos, por justiça e por dignas condições de vida.
Nós, Analistas-Tributários da Receita Federal, como trabalhadores, lutamos por nossa valorização e reconhecimento. Nossa luta é também por uma Administração Tributária e Aduaneira mais justa e forte que responda aos anseios da sociedade e, por isso, diariamente, nos empenhamos para tornar mais eficiente a Receita Federal, um órgão essencial ao funcionamento do Estado brasileiro. É por respeito a todos os trabalhadores do Brasil que os Analistas-Tributários lutam, entendendo a importância que o órgão arrecadatório tem para o País. Parabéns a todos os trabalhadores; sigamos mobilizados em defesa dos nossos direitos.
Nossa luta não cessa, e atualmente estamos unidos em busca da consagração da pauta remuneratória e pelo cumprimento do nosso acordo salarial assinado em março de 2016. Também continuamos na busca da modernização e do reconhecimento de nossas atribuições. Nos últimos anos, principalmente, empreendemos um grande esforço para pautar de forma definitiva o debate sobre as atribuições inerentes ao nosso cargo. Avançamos significativamente nesse sentido e, com certeza, toda a união dos Analistas-Tributários é fundamental para que possamos garantir nossas justas atribuições.
Desde o ano de 2015, os Analistas-Tributários em todo o país analisaram e fizeram críticas e sugestões ao Mapeamento de Processos de Trabalho. Essas contribuições foram reunidas pela Diretoria do Sindireceita e avaliadas também pelo Grupo Técnico e apresentadas à administração da RFB. Sem dúvida uma demonstração inequívoca de nossa capacidade de mobilização, de articulação e, principalmente, de nossa disposição em defender nossos interesses e de lutarmos por condições dignas de trabalho. Ainda temos muito que avançar e juntos seguiremos lutando para que nossas atribuições sejam definitivamente reconhecidas em Lei.
Nesse exato momento, estamos juntos e lutando para consolidar a reestruturação salarial de nossa categoria, pela regulamentação do Bônus de Eficiência, pela paridade, pelo pagamento dos adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade), entre outras lutas. Enfrentamos um abril de greve em todas as bases do Sindireceita. Força, união e luta são características inerentes à nossa categoria. Por isso, nesse Dia do Trabalhador devemos nos orgulhar de nossa história, celebrar nossas conquistas e, principalmente, renovar a convicção em nossa capacidade de luta e mobilização.

Parabéns a todos os trabalhadores que lutam para construir um futuro mais justo.