Editorial: Pandemia do coronavírus impõe novas formas de celebrar o Dia das Mães

Celebramos neste domingo o Dia das Mães e, em meio à pandemia de coronavírus, precisamos nos reinventar e criar novos significados para essa data tão especial. Em muitos lares, essa será a primeira vez em que mães e filhos estarão a distância. Muitas delas, Analistas-Tributárias estão trabalhando na linha de frente, em portos, aeroportos e fronteiras, para garantir o controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a fiscalização, vigilância e repressão.

O Sindireceita presta suas homenagens às mães que são bússolas a nos guiar em nossos caminhos, em especial nossa homenagem é para todas as mulheres que fazem parte da categoria dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil. Nossa admiração e reconhecimento também às mães que continuam trabalhando em serviços considerados essenciais à população, colocando, inclusive, a própria vida em risco e de familiares para o bem de todos. Nossos parabéns às mães profissionais da saúde, agentes de segurança pública, atendentes de farmácias, supermercados e todas as funcionárias de empresas fornecedoras de serviços essenciais à população durante a pandemia de Covid-19.

Nosso carinho e respeito também pelas mulheres, mães, que estão trabalhando em home office. Em uma sociedade em que, infelizmente, o machismo ainda é preponderante, onde muitas mulheres são responsabilizadas pela criação dos filhos, cuidado com idosos, etc., equilibrar home office e atenção integral às crianças e tarefas domésticas têm sido uma jornada desafiadora. Além da sobrecarga de trabalho doméstico, passando períodos mais longos dentro de casa com outros membros da família, as mulheres ficam mais expostas à violência doméstica.

Em razão disso, o Sindireceita reitera seu compromisso com os direitos conquistados às duras penas pelas mulheres, mães, como aposentadoria integral, o combate à violência doméstica, licença-maternidade, creches, entre tantos outros avanços que permitiram a autonomia e empoderamento econômico das mulheres. Nosso compromisso também com lutas vindouras das mães para garantir a manutenção desses direitos e impedir retrocessos.

Esse momento difícil irá passar, e, durante o isolamento social, acreditamos que o importante é reforçar laços de afeto e criar maneiras de se fazer presente, ainda que a distância. O respeito, a admiração e o amor incondicional são potencializados quando não se está por perto.

Por fim, nossa mensagem nesse dia é para que as famílias que puderem fiquem em casa e se protejam, haverá outras manhãs de domingo para abraçarmos nossas mães com todo amor e carinho que elas merecem! Amanhã há de ser outro dia.

A Diretoria do Sindireceita deseja muitas felicidades a todas vocês.

Feliz Dia das Mães!

Diretoria Executiva Nacional (DEN)

Sindireceita