Dia Nacional do Aposentado: Sindireceita presta homenagem aos Analistas-Tributários aposentados e pensionistas

Hoje, 24 de janeiro, comemoramos o Dia Nacional do Aposentado, e, nesse dia especial, o Sindireceita presta sua homenagem a todos os Analistas-Tributários aposentados e pensionistas que dedicaram sua força de trabalho para tornar a Receita Federal um órgão de excelência e para construção do Sindicato como referência entre as entidades que representam o serviço público.

O Dia do Aposentado foi instituído pela Lei nº 6.926 de 30 de julho de 1981, e a data é em homenagem ao deputado Eloy Chaves que elaborou o projeto em 24 de janeiro de 1923. Esse dispositivo legal também é considerado o marco histórico que oficializou a criação da Previdência Social brasileira, por meio do decreto 4.682. O objetivo da Lei é assegurar que os esforços e trabalho de uma vida inteira possam ser recompensados com o repouso e a tranquilidade.

Também nesse dia, 24, a Previdência Social brasileira completa 99 anos. Considerada um dos maiores programas de redistribuição de renda no Brasil e até do mundo, nos últimos anos a Previdência Social, que vinha se consolidando como um instrumento para promover uma maior igualdade social e melhores condições de vida aos cidadãos, vem sofrendo diversos ataques de governos com projetos reformistas que não priorizam a população. As consequências nefastas das reformas da Previdência e Trabalhista, aprovadas nos últimos anos, também começam a ser percebidas na prática, sobretudo por aqueles que mais dependem dessa renda quando já não podem contar com a força de seu trabalho.

Diante dessas mudanças e constantes ameaças a direitos duramente conquistados, dos aposentados, dos servidores públicos, à própria Receita Federal, o Sindireceita destaca a importância de os aposentados estarem sindicalizados para aliar forças e aumentar sua representatividade. A diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Marlene de Fátima Cambraia Viana defende a valorização dos aposentados e pede que se unam às ações de luta do Sindicato, participando de mobilizações na defesa dos seus direitos e de toda a categoria.

Neste novo ano que se inicia, destacamos ainda a resiliência dos nossos aposentados, pois a pandemia de coronavírus impôs a todos nós coragem e força para enfrentarmos os dois últimos anos, e nos impediu de realizamos encontros presenciais, entre tantas outras atividades. Nosso desejo é de que, em 2022, com o controle da pandemia, possamos retomar nossas atividades e encontro anual com os aposentados e pensionistas do Sindireceita.

No que diz respeito às reivindicações da categoria, em 2022, entre outras pautas de interesse dos aposentados, destacamos que seguiremos mobilizados para regulamentação do Bônus de Eficiência e do restabelecimento da paridade entre ativos e aposentados.

Por fim, parabenizamos os Analistas-Tributários aposentados de todo Brasil e agradecemos a cada um dos colegas por suas histórias construídas na Receita Federal. Todos os dias nos inspiramos em seus esforços, e nossas conquistas serão uma homenagem a todos que deixaram seu exemplo e seu legado de ética, competência e trabalho. O Sindicato continuará trabalhando para que o governo priorize ações que assegurem políticas voltadas a essa categoria que tanto contribuiu pelo seu país, com isso, não somente os que já aposentaram ganham, mas também todos os que irão se aposentar no futuro.

Parabéns a todos os Analistas-Tributários aposentados e pensionistas!

Diretoria Executiva Nacional (DEN)

Sindireceita