9 de abril: Dia do Analista-Tributário e 31 anos de fundação do Sindireceita

Hoje, dia 9 de abril, celebramos o Dia do Analista-Tributário e o aniversário de 31 anos de fundação do Sindireceita. Nesta importante data, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) parabeniza e saúda a cada colega Analista-Tributário e Analista-Tributária pelo trabalho e dedicação, fundamentais para o fortalecimento da Receita Federal do Brasil (RFB) e para a consolidação do nosso Sindicato como uma entidade cada vez mais combativa, representativa e referência para o serviço público brasileiro.

A história do Sindireceita e a evolução do cargo de ATRFB estão intrinsecamente conectadas em décadas de lutas e conquistas permeadas por importantes transformações. Em relação ao nosso cargo, cabe ressaltar, em retrospectiva, grandes marcos como a criação, por meio do Decreto-Lei nº 2.225/1985, da Carreira Auditoria do Tesouro Nacional (ATN), composta pelos cargos de Técnico do Tesouro Nacional (TTN) e de Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional (AFTN); a MP nº 1.915/1999, convertida na Lei nº 10.593/2002, que transformou a Carreira ATN em Carreira de Auditoria da Receita Federal (ARF), composta pelos cargos de Técnico da Receita Federal e de Auditor-Fiscal da Receita Federal, com o reconhecimento do nível superior; a Lei nº 11.457/2007, que criou a Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil, composta pelos cargos de Analista-Tributário e de Auditor-Fiscal; e a Lei nº 13.464/2017, que alterou a nomenclatura para Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, reestruturou a remuneração dos seus servidores e institui o Bônus de Eficiência e Produtividade.

Ao longo deste período, o Sindireceita também se fortaleceu cada vez mais como entidade de representação da categoria. A fundação do nosso Sindicato ocorreu durante Assembleia Geral Nacional (AGN) realizada nos dias 9 e 10 de abril de 1992, na Escola Sindical Sete de Outubro, em Belo Horizonte/MG. O encontro reuniu 39 delegados eleitos, em suas respectivas bases, de 17 estados da União. Durante a AGN, os representantes deliberaram sobre a forma de organização sindical da categoria, acerca da eleição da Diretoria provisória do Sindicato e sobre a realização do primeiro Congresso Brasileiro dos TTN (Conbatten), marcado para o mês de setembro de 1992, em São Paulo/SP.

Desde então, no decorrer de 31 anos de história, o Sindireceita não mediu esforços na defesa dos interesses da categoria em diversas frentes de batalha, que visaram garantir os diretos dos Analistas-Tributários e contribuir para o fortalecimento da RFB. Por meio do nosso trabalho diuturno, alcançamos vitórias significativas e nos tornamos uma referência para o serviço público, para a sociedade e para o Estado brasileiro.

Nosso reconhecimento se deve a importantes ações desenvolvidas nos últimos anos, debatidas vastamente junto ao governo, Parlamento e sociedade. Por meio de projetos como o Pirata Tô Fora, Fronteiras Abertas, Aduana 24 horas, Fronteiras Seguras, Mais Simples Mais Justo, Atualiza Já, Fronteirômetro e Diálogo Tributário e Aduaneiro, apresentamos diagnósticos e propostas em prol de melhorias à Receita Federal, ao sistema tributário nacional, pelo fortalecimento da Aduana e visando o combate a ilícitos como contrabando e descaminho, evasão de divisas e sonegação de tributos. A partir deste conjunto de iniciativas, colaboramos para a promoção de mudanças necessárias ao país, para a proteção de nossa economia e para a segurança dos brasileiros e brasileiras.

Mais uma vez, a Diretoria Executiva Nacional parabeniza a categoria neste Dia do Analista-Tributário, data instituída durante a LII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita, ocorrida em 2011, como forma de homenagear a todos e todas que exercem este cargo essencial para a Receita Federal, para a Administração Tributária e Aduaneira e ao Brasil. A força e o legado do nosso Sindicato são frutos do engajamento e dedicação de cada colega ATRFB.

Que possamos seguir juntos trilhando mais décadas de união, lutas e vitórias!

Diretoria Executiva Nacional (DEN)

Sindireceita