Ponto de Encontro

Ponto de Encontro

No dia 1° de outubro, o cargo Técnico da Receita Federal (TRF), inicialmente chamado de Técnico de Atividades Tributárias (TAT), completou 20 anos. E foi pensando em homenagear os que fazem parte deste importante cargo, nas inúmeras amizades que se formaram na Receita Federal e no grau de afetividade dessa relação interpessoal de colegas de profissão, especialmente entre os aposentados, que o Cadernos T criou a coluna “Ponto de Encontro”.
Neste espaço, os Técnicos da Receita Federal poderão buscar informações sobre os colegas que se distanciaram, contar histórias do período em que trabalharam juntos, relembrar momentos marcantes e especiais, inclusive enviando fotos do arquivo pessoal, que serão publicadas na coluna.
Segundo o dicionário: “colega é a pessoa que pertence à mesma corporação que outra”. Colega é uma condição formal, contratual, temporária. Ou seja, quando alguém se despede de um determinado trabalho, seja em qualquer situação, deixa também de ser colega.
Já o amigo, não. Com o amigo é diferente. A amizade sobrevive às aposentadorias e demissões, perdurando para além dos limites da repartição.
Há amizades que começam no local de trabalho e duram por toda a vida, já que os colegas de profissão podem ser considerados uma extensão da família.
Quando se trata de amizade há um outro diferencial: um colega ajuda o outro por dever, por obrigação, porque seu papel profissional assim o exige. Já um amigo ajuda o outro porque quer compartilhar com ele o sucesso de um trabalho bem feito.
A Técnica aposentada Dalva Lúcia de Borja Moura sabe bem o que é isso e sentiu a falta de uma seção para reencontrar os amigos distantes. O Sindireceita achou interessante a sugestão da colega e abriu mais este espaço para os aposentados se comunicarem. Para a inauguração da coluna “Ponto de Encontro”, Dona Dalva enviou o registro de um encontro de Chefes de Divisão de Pessoal, em Florianópolis, capital de Santa Catarina, em 1984.
Na foto aparecem as Técnicas: Genite, do Rio de Janeiro Lourdinha, do Rio Grande do Norte Celina, da Bahia Lucy, do Espírito Santo Dalva de Florianópolis Lourdinha, de Belém Maria do Céu, de Mato Grosso e a chefe da DIPES de Pernambuco na época.
Essa seção vai ser mais que uma forma de matar saudades, mas lembre-se: você é o responsável por abastecê-la. Mande suas fotos, recados e sugestões para o seguinte endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..