Guia da 3ª Idade / Dicas de bem viver / Humor

Guia da 3ª Idade


Guia de Turismo para a Terceira Idade
No último dia 15 de março a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado de São Paulo lançou o Guia de Serviços de Turismo para a Terceira Idade, que faz parte do programa Viva Feliz!
Na publicação é possível encontrar uma relação de estabelecimentos, agências de turismo, hotéis e pousadas. O mais interessante é que esses locais oferecem descontos não só no Brasil como também em outros países. Ao todo são 136 estabelecimentos especialmente adaptados para bem atender a este seguimento. Como este público vem crescendo devido ao aumento da expectativa de vida no pais, tornam-se cada vez mais necessário um atendimento e serviços adequados. De acordo com pesquisa realizada durante os Jogos Regionais do Idoso, em 2004, 32% dos pesquisados costumam viajar uma vez por ano e 31% viajam de duas a quatro vezes no mesmo período. Ainda segundo a pesquisa, 79% dos entrevistados vivem em residência própria e 78% são aposentadas ou pensionistas, o que lhe permitem viajar com freqüência.
A Secretaria também oferece ao público da terceira idade variadas atividades físicas como, hidroginástica e musculação, além de cursos como, crochê, tricô e tapeçaria além de bailes realizados nas tardes de segundas e sextas.
As pessoas interessadas em fazer parte do programa “Viva Feliz” devem ter idade mínima de 60 anos e se dirigir à sede da Coordenadoria de Turismo, loclizada na Rua Guaianazes, 1.058, no bairro de Campos Elíseos São Paulo/SP. Neste local pode ser retirado totalmente grátis o Guia de Turismo e a carteirinha que garante os descontos.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11)3331-0033 ramais 1925/1441 e pelo e-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: www.turismo.sp.gov.br

Filmes
Mar adentro
Vida do espanhol Ramon Sampedro, que durante 30 anos apoiou uma campanha a favor da eutanásia. Mar adentro, Espanha/ França/ Itália, 2004)
Diretor: Alejandro Amenábar
Gênero: Drama
Censura: 12 anos
Duração: 125 minutos
Elenco: Com Javier Bardem e Belén Rueda.

Sob o Céu do Líbano
Garota prometida a um primo experimenta transformação de criança em mulher adulta. (Le Cerf-volant, Líbano/França, 2003)
Diretor: Randa Chahal Sabag
Gênero: Drama
Censura: 12 anos
Duração: 80 minutos
Elenco: Com Flavia Bechara, Maher Bsaides e Rasma Asmar

Dicas de viver bem


Tratamento da Menopausa
Terapia de Reposição Hormonal
Se o que falta na menopausa é o estrógeno nada mais lógico que a base do tratamento seja a reposição hormonal com o estrógeno. Em mulheres que ainda tem o útero é importante associar a progesterona para proteger contra o risco de câncer do endométrio.
Mas o mais importante hoje é que o tratamento deve ser individualizado. Médico e paciente devem discutir todas as vantagens e riscos dos diversos tipos de terapia existentes e chegar a um consenso sobre o que fazer. O tratamento apresenta várias vantagens como a redução dos riscos de osteoporose e de doenças cárdio-vasculares, a melhora da depressão, da atividade sexual e da memória com possível prevenção do mal de Alzheimer. Já as desvantagens são o custo do tratamento e sua duração, a volta da mestruação em alguns casos e o aumento da possibilidade de câncer de mama em mulheres suscetíveis.
No entanto, para as mulheres que não podem usar os estrógenos existem alternativas com medicamentos que diminuem os sintomas e/ou os efeitos da menopausa. O seu médico saberá identificar as vantagens e desvantagens de cada medicamento. Novos medicamentos estão sendo introduzidos no mercado que imitam as qualidades do estrógeno com diminuição dos efeitos colaterais. Um muito interessante é o raloxifeno que é um modulador seletivo dos receptores de estrogênio.

Terapias Alternativas
Diversas pesquisas com vegetais, principalmente os derivados da soja, têm contribuído com o tratamento da menopausa. Mas não há estudos que comprovem o benefício destes tratamentos no sistema ósseo, sistema nervoso e sexualidade.
Mas é um engano dizer que produtos naturais não tem os mesmos efeitos colaterais dos medicamentos. Existem relatos de problemas sérios à saúde causados pelo uso indiscriminado de produtos naturais que contém fitoestrogênios. Os produtos vegetais que contém estrógeno têm os mesmos inconvenientes dos seus congêneres farmacêuticos e só devem ser usados sob estrita vigilância médica.

Fonte: www.gineco.com.br

Humor


O pai dos burros nº. 2
César Cardoso

BALELA: Falso balé.
CÁLCULO: Parte da aritmética que ataca os rins.
DENEGRIR: Chamar o Michael Jackson de crioulo.
ECLIPSE: Grampo para tapar o sol.
EMBAÇADA: Representação diplomática localizada em meio à neblina.
FÓSSIL: Diz-se daquele que está na fossa há pelo menos dez mil anos.
FRANGALHO : Galináceo de reduzidas dimensões, em péssimo estado.
GLÓBULO: Suplemento medicinal do jornal " O Globo".
HABEMUS PAPAM: Expressão latina, encontradiça no Vaticano, equivalente à "Hora da Bóia".
HISPÂNICO: Pavor de espanhol.
IMPREVIDENTE: Aquele que confia na previdência, divina ou social.
JASMINEIRO: Ritmo musical caracterizado pelo improviso e originário de Minas Gerais.
LOCOMOVER: Ato de mover o louco.
MICROECONOMIA: Ramo da ciência econômica que estuda o salário mínimo.
NAPOLEÃO: Político francês, mentalmente desequilibrado, que julgava ser ele mesmo.
PARLAMENTÁVEL: Dupla de deputados.
SECESSÃO: Setor de repartição pública onde trabalha os gagos.
TALENTO: Inteligência excepcional, porém vagarosa.
ULULAR: Saudar o líder do PT.
VACÂNCIA: Ausência de vacas.

Do livro "O Pai dos Burros Guia impraticável da língua portuguesa", editado pela Salamandra Consultoria Editorial - Rio de Janeiro, 1996, pág. 10 e seguintes.