Personalidade

Personalidade

Edson de Salles
Em cada edição, o "Cadernos T" presta homenagem a um companheiro TRF aposentado. Este mês, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido, nosso homenageado é o senhor Edson de Salles. Nascido em 02 de abril de 1931, na capital carioca, Salles começou a servir à Receita Federal ainda muito jovem, aos 20 anos de idade. Seu primeiro cargo foi como assistente administrativo, até conquistar o posto de TRF. No ano de 1983 aposentou-se, sendo que no biênio 2003/2004 ocupou o cargo de suplente na Direretoria Executiva Nacional (DEN).

Aos 74 anos de idade Edson de Salles é divorciado, tem três filhos e 8 netos. Leva uma vida pacata em Curitiba/PR, para onde se mudou no início da sua jornada na Receita Federal, em 1967. Muito empenhado às causas políticas, Salles foi árduo lider estudantil na época de faculdade. E por falar em estudos, o currículo do companheiro é admirável. Ainda quando residia no Rio de Janeiro cursou um ano de Direito e um de Medicina na Universidade Gama Filho, infelizmente devido às dificuldades financeiras não foi possível dar sequência nas duas graduações.

Mas com muita determinação nunca desistiu. Ao fixar residência na capital paranaense, Salles retomou os estudos e não parou mais. Formou-se em Biblioteconomia e Pedagogia. Possui pós-graduação em Pedagogia aplicada à Deficiência Mental, Psicopedagogia e Magistério Superior. Como educador, o companheiro lecionou várias disciplinas em cursinhos preparatórios, como por exemplo, Programas de Saúde e Filosofia. Atualmente Edson de Salles curte a vida com a família, e continua estudando e lendo como nunca. Um dos seus temas de maior interesse, atualmente, é Ufologia. É isso aí, Edson de Salles é um exemplo de que a vida é um constante aprendizado.