Falando com o Leitor

Falando com o Leitor

Processo de negociação
A cada ano, os trabalhadores brasileiros enfrentam um período de incertezas com a proximidade das negociações salariais. Uma disputa injusta que coloca em lados opostos forças que não possuem o mesmo poder de representação. Com os servidores públicos a angústia e o desgaste provocado por essa negociação são ainda maiores. Além de enfrentarmos a resistência natural do empregador, que no nosso caso é o governo, somos obrigados a lutar contra inúmeros setores da sociedade que defendem a redução dos investimentos no serviço público. Essa pressão, muitas vezes, acaba por ser determinante no processo de discussão travado entre servidores e governo.

Novamente nos deparamos com reações, muitas delas lastreadas em interesses particulares que nada tem haver com o objetivo de redução dos gastos públicos. É estranho observar que sempre nessa época do ano, as discussões se acirram e a pressão pela redução do “custo” da máquina pública se torna um debate travado por ditos “especialistas”, que geralmente são ligados a grupos econômicos, que têm interesses muito distantes do bem estar social.

O fato concreto é que vivemos em um país repleto de carências. Em muitas localidades, no interior do Brasil, o único amparo das comunidades vem de órgãos do Estado. O servidor público é muito mais do que um funcionário. É na verdade o meio do cidadão acessar seus direitos. Quem sabe não é isso que incomoda muitos nesse país? Ampliar o acesso dos cidadãos aos seus direitos passa necessariamente pela melhora na atuação do Estado, e não há como travar essa discussão sem passar pela valorização do servidor público.

O Sindireceita já começou a negociar com o governo. Colocamos, novamente, nossas propostas na mesa. Defendemos um reajuste imediato para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas da carreira. Sabemos das dificuldades e conhecemos muito bem a origem das pressões contrárias aos nossos pleitos que são justos e urgentes. Estamos nos empenhando nesse debate por entender que é preciso valorizar a atuação de servidores que se dedicam de forma exclusiva ao Estado. Essa disputa já começou e os nossos filiados podem estar certos de que sairemos, outra vez, fortalecidos e vitoriosos desse processo.

Boa leitura a todos.

Paulo Antenor de Oliveira
Presidente do Sindireceita