Servidores da Fazenda atuam em Grupo de Teatro

Servidores da Fazenda atuam em Grupo de Teatro

O Grupo de Teatro "Sem Receita", dirigido pela atriz Susi Martinez, participou do encerramento do II Encontro dos Analistas-Tributários Aposentados da Região Sul, em Bento Gonçalves. Na noite de sábado, dia 16 de junho, os atores do Grupo "Sem Receita" apresentaram quatro esquetes (textos curtos) do escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo, em atuação que agradou e divertiu a platéia. O diferencial do Grupo "Sem Receita" é justamente os seus integrantes, todos servidores do Ministério da Fazenda, em Porto Alegre/RS. Segundo a diretora Susi Martinez, o grupo existe a 10 anos. "No início passamos por muitas dificuldades, mas agora temos o apoio do Sindireceita, do Sindifaz, Assefaz e Unafisco, que mantêm o Grupo Sem Receita", destacou.

E uma das atrizes, considerada pioneira do teatro do Ministério da Fazenda, é a Analista-Tributária Aposentada Jair Teresinha Vargas Maciel. Ela conta que participa do grupo desde o início e se esforça para não perder os ensaios, toda quinta-feira, no horário do almoço, no auditório do prédio do MF, mais conhecido por "chocolatão". Os benefícios do contato com a linguagem teatral são muitos, entre eles: ajuda a perder a timidez, a desenvolver a criatividade, a priorizar a noção do trabalho em grupo e a se sair bem de situações onde é exigido o improviso.

O "Sem Receita" soma várias apresentações nas escolas de Porto Alegre, em entidades carentes, em eventos da Assefaz, e encenações especiais nas festas de Natal. Durante o II Encontro dos Analistas-Tributários Aposentados da região sul, além da atriz Jair Teresinha, também participaram os atores: José Rodrigo Dorneles Vieira (Procurador da Fazenda Nacional); Rony Dias (PCC): Hilda Dobal (Serpro/PSE-DRF/POA); Maria Angélica (PCC/GRA); Cleides Regiane (AFRFB); Almir Cavalheiro (office-boy da GRA); e os contra-regras Vitório, Larissa e Bernado, todos filhos e colaboradores dos integrantes do Grupo "Sem Receita".