Município inicia atividades da Campanha Destinação Criança 2011

Prefeitura de Guarujá - 05/09/2011

Guarujá sai à frente e antecipa a Campanha Destinação Criança 2011. O lançamento nacional acontece em dezembro, mas o Município resolveu divulgar a ação quatro meses antes, com o objetivo de dobrar a quantia do ano passado. A meta é atingir de R$ 1 milhão. O recurso é destinado ao Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA).

O Projeto Destinação Criança é uma iniciativa da Rede dos CMDCAs da Baixada Santista e conta com o apoio da Receita Federal da Região de Santos. Os recursos angariados junto aos contribuintes são repassados aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. O lançamento municipal aconteceu na noite de segunda-feira (29), na Unaerp. O evento reuniu representantes do poder público, empresariado, terceiro setor e sociedade civil em geral.

Na ocasião, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania ressaltou a importância da aplicação dos recursos. “A vulnerabilidade social em Guarujá é grande e esta campanha é de grande importância porque os recursos possibilitam a realização de vários trabalhos sociais, que trazem esperança e emancipação a nossas crianças”, frisou.

O presidente do CMDCA revelou que Guarujá é o Município da Região que mais arrecada doações de pessoas físicas. Para ele, o mérito é consequência da campanha desenvolvida pela Prefeitura. “No ano passado foram quase R$ 500 mil. Com esse recurso já promovemos vários benefícios. Este ano, queremos dobrar. Se todos encamparmos, teremos sucesso”, salientou.

Segundo ele, com os recursos do ano passado, foi possível investir em projetos e instituições sociais como a ONG Meninos da Enseada, Violodum, Casa do Menor e o Centro de Formação Profissional - Camp Guarujá. A verba remanescente deverá ser aplicada em novos projetos.

Na cerimônia, o analista tributário da Receita Federal, Paulo Zancul, fez uma explanação sobre o artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente que dispõe sobre a doação e destinação de pessoas físicas e jurídicas para os Fundos dos CMDCAs. “O objetivo é fazer com que as crianças sejam alcançadas e transformadas, para que tenham um futuro melhor”, observou Zancul.

Qualquer cidadão pode contribuir com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido e as jurídicas, até 1%. Além disso, cada vez mais empresas aderem ao projeto. Guarujá contar com apoios de peso, como a Petrobras, a Fundação Telefônica, a MRS e a Usiminas.

O valor destinado pode ser deduzido do Imposto de Renda. Se o contribuinte tem saldo a pagar, o recurso será abatido deste saldo. Caso o contribuinte tenha imposto a restituir, o valor destinado será somado ao valor da restituição e corrigido pela taxa Selic, conforme a legislação do Imposto de Renda Pessoa Física.

Vale ressaltar a possibilidade do contribuinte acompanhar onde seu imposto está sendo aplicado, com a garantia de que estes recursos serão aplicados em sua cidade ou região. Para saber como doar, basta acessar o site www.destinacaocrianca.org.br e seguir as orientações.

Ex-patrulheira conta como se tornou contadora do Camp

Graças ao apoio das empresas, a Cidade pode investir em projetos sociais que dão a perspectiva de um futuro melhor aos adolescentes. Um bom exemplo de sucesso é o Centro de Formação Profissional – Camp Guarujá, que atua na qualificação e inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho em regime de aprendizagem.

A instituição proporciona educação, formação e capacitação humana e profissional a adolescentes. A prioridade são os jovens com necessidades econômicas, sociais e educativas.

Desde fundação, em 1968, a instituição já formou mais de 13 mil adolescentes. A contadora Edilene Monteiro é um deles. No lançamento da campanha, a jovem Edilene (24 anos) falou da sua trajetória. “Meu primeiro contato com o Camp foi quando o meu irmão passou no processo seletivo. Ao notar as mudanças em seu comportamento, quis participar também”, contou a jovem.

Filha de um operário da construção civil, Edilene disse que só conseguiu terminar os estudos porque o Camp reembolsava 50% do valor pago pela mensalidade do curso superior. “Meus pais não tinham condições de bancar meus estudos”, contou. Ela ingressou no Camp em 2002, aos 14 anos de idade, após duas tentativas. “Uma semana depois de formada, já estava trabalhando na instituição e, em 2005, ingressei na Faculdade de Ciências Contábeis”, relatou a contadora.

Após a formatura, foi contratada como contadora do Camp, o que possibilitou que arcasse com as despesas do curso de pós-graduação em Ciências Contábeis, também já concluído.

Também participaram da solenidade de lançamento da Campanha Destinação Criança, o presidente do Conselho Tutelar de Guarujá, que representou os dois órgãos da Cidade; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Guarujá, e o major Sílvio Lúcio Reis Nogueira, que representou o comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), tenente-coronel Pedro Akui.