Apreensões de produtos piratas cresceram 130% no primeiro semestre

Apreensões de produtos piratas cresceram 130% no primeiro semestre

Durante a apresentação do relatório dos primeiros seis meses de atividade do conselho, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, comemorou o crescimento e atribuiu o bom desempenho ao fortalecimento de todas as instituições do governo. O Sindireceita foi representado na cerimônia pelo presidente da DEN, Paulo Antenor de Oliveira, pelo vice-presidente, Jether Abrantes, pelo diretor de assuntos parlamentares, Rodrigo Thompson e pela diretora Silvia Felismino. A categoria também foi representada pela delegada de Brasília, Maria Liége.


A apresentação contou com as presenças do presidente do CNCP, Luiz Paulo Barreto e do secretário de Direito Econômico Daniel Goldberg, do secretário de Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, entre outras autoridades. Após a cerimônia foi realizada a abertura de uma mostra de produtos piratas cedida pela FIESP. "Nestes seis meses de atuação conseguimos mudar, no Brasil, a concepção de que a pirataria era fruto de um fenômeno social. Hoje, temos consciência de que a pirataria está nas mãos de máfias internacionais e do crime organizado", disse o secretário executivo do Ministério da Justiça e presidente do CNCP, Luiz Paulo Barreto.


Barreto disse ainda que a partir de agora será agregada à vertente repressiva do Plano Nacional de Combate à Pirataria a vertente educativa. "É o que chamamos de Fase II. Estamos trabalhando para quebrar a espinha dorsal do crime organizado, reduzindo a oferta de produtos ilegais, unindo as inteligências de nossas polícias. Junto com isso, vamos trabalhar para conter a demanda. E isso só se faz com campanhas educativas, conscientizando a população da gravidade desse tipo de crime".


Para o ministro Márcio Thomaz Bastos, a fase educativa é fundamental. "As pessoas precisam ter consciência de que comprar um CD pirata não é um ato de esperteza, é um crime. De que comprar um uísque sem selo é um ato de pirataria. Esse trabalho de rede, em que muitas instituições vão sendo estruturadas para combater o crime nas suas mais variadas faces, é que denota a importância do que estamos realizando, governo e iniciativa privada, através do Conselho Nacional de Combate à Pirataria".


Durante o evento, realizado no Ministério da Justiça, representantes do Sindireceita, distribuíram exemplares da última revista Tributus, que foram entregues aos ministros e ao secretário da Receita