Receita Federal já contabiliza 9.500 declarações na região de Paranavaí

Diário do Noroeste – 24 de abril de 2012

Termina no dia 30 de abril o prazo para os contribuintes fazerem a declaração do Imposto de Renda (IR) referente ao exercício de 2011. Até a última sexta-feira, a agência regional da Receita Federal de Paranavaí, que responde por 17 municípios, havia contabilizado 9.500 declarações, e a expectativa é de que ao todo sejam 22.500.

O chefe da Receita Federal, o Analista-Tributário Agnaldo Sartorelle, orientou os contribuintes para que não deixem para fazer a declaração no último dia, porque “correm o risco de encontrar o sistema congestionado e ter problemas na entrega”, alertou.

Outra vantagem de apressar a declaração do IR é poder acompanhar o processamento diariamente. “De dois a três dias após apresentar a declaração, a pessoa pode fazer o acompanhamento. Se houver alguma falha, o sistema ajuda a identificar e dá a possibilidade de o contribuinte se antecipar à malha fina”, informou Sartorelle.

Segundo ele, devem declarar o IR todas as pessoas que ganharam mais de R$ 23.499,15 no ano passado. Entre os gastos que podem ser deduzidos da contribuição estão taxas efetivamente aplicadas com educação, por exemplo, o pagamento de mensalidades. Não entram nesta conta a compra de uniformes e livros e o transporte escolar.

CORREIO ELETRÔNICO

O Analista-Tributário reforçou o alerta sobre e-mails enviados em nome da RF para capturar informações pessoais contidas nos computadores dos contribuintes. “A Receita Federal não envia correio eletrônico sem autorização. Em caso de dúvidas, orientamos os contribuintes a entrarem em contato conosco”.