Servidores federais preparam operação padrão na fronteira para dia 23

DiáriOnline - 22 de maio de 2012

Servidores federais que atuam nas fronteiras brasileiras preparam para a quarta-feira, 23 de maio, uma operação padrão para marcar o chamado Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Fronteiras do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, as ações estão previstas para acontecer nos postos aduaneiros de Corumbá; Ponta Porã; Dourados e Naviraí no período das 09h às 13 horas.

O movimento nacional pede o reconhecimento dos servidores públicos; mais investimentos e contratação de funcionários para atuar, principalmente, nas unidades localizadas nas fronteiras. A mobilização, que também defende o fortalecimento e o aprimoramento da Aduana Brasileira, contará com participação de agentes da Polícia Federal; analistas-tributários da Receita Federal e servidores da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o Sindicato Nacional dos analistas-tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), os procedimentos de fiscalização de veículos, mercadorias e pessoas deverão ser executados de forma conjunta pelos servidores federais. Equipes de servidores também vão esclarecer a população para a necessidade de mais investimentos nas áreas de fronteira. Sensibilizar a sociedade para a contração de mais servidores, ampliação e modernização dos postos, além da aquisição de viaturas e demais equipamentos; essenciais para promover um combate eficiente ao tráfico de drogas, armas, munições e ao contrabando e a pirataria no País.