Diretoria do Sindireceita acompanha posse dos novos Analistas-Tributários em Brasília

Os 691 novos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil foram empossados, de forma descentralizada, nesta segunda-feira, dia 24, em todo o País. Na ocasião, o Sindireceita acompanhou a cerimônia de posse dos nomeados para as unidades em Brasília/DF, que foi realizada no auditório da Sede da Escola de Administração Fazendária (ESAF).

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar fez um discurso de boas-vindas aos novos Analistas-Tributários e disse ser de suma importância a chegada destes servidores na Receita Federal. “Hoje é um dia júbilo, de consagração e de vitória. Foi uma caminho árduo e o Sindicato tem um papel fundamental nessa luta conjunta com os aprovados, em especial, com os excedentes. Se não fosse o trabalho no Congresso para aprovarmos a emenda ao orçamento, hoje, não estaríamos aqui. Nossa luta sempre foi por todos porque conhecemos a realidade da Receita e sabemos que necessidade de Analista-Tributário é muito grande”, destacou.

A presidenta do Sindireceita Sílvia de Alencar fez um discurso de boas vindas aos novos Analistas-Tributários

A presidenta do Sindireceita convidou os novos servidores a conhecerem o Sindicato que defende os interesses do cargo de Analista-Tributário e que representa cada filiado na luta laboral. “Precisamos de renovação para o cargo e, principalmente, para o Sindicato. Convido a todos a conhecer a nossa casa Receita e Sindireceita e para vestir a camiseta de servidor público, de Analista-Tributário e de sindicalista. Conheça as vantagens do nosso Sindicato, filiem-se! Afinal, estamos todos aqui por esse trabalho conjunto de união que fizemos a cada dia”, disse.

Para Sílvia de Alencar, a nomeação dos novos servidores encerra uma etapa do trabalho realizado pela Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita que se esforçou para que houvesse a chamada dos excedentes. Ela afirmou que, agora, o Sindicato vai ampliar ainda mais os esforços para que, o mais breve possível, possa ser realizado um novo concurso. “Nossa meta é transformar a lógica funcional no ambiente da Receita Federal que mantém uma estrutura funcional invertida, gerando assim paralisia de atividades, perda de eficiência e, principalmente, compromete de forma assustadora a prestação de serviço ao contribuinte”, enfatizou a presidenta do Sindireceita. “Nosso Sindicato continuará buscando, a cada concurso, o maior número possível de vagas para Analistas-Tributários, por entender, que este é o caminho para tornar a Receita Federal um órgão mais eficiente e moderno, que preste ao contribuinte um atendimento de excelência em todas as suas áreas de atuação. A presença de mais Analistas-Tributários também é fundamental para que o País possa fortalecer a atuação da Aduana, que deve operar de forma efetiva 24 horas por dia, prestando todos os serviços, inclusive aos fins de semana e feriados. O Analista-Tributário também é uma figura central nas ações de fiscalização, vigilância e repressão que não podem sofrer interrupções”, disse.
O diretor-geral Adjunto da Esaf, Nerylson Lima da Silva, iniciou os discursos de boas-vindas com uma reflexão sobre a importância do serviço público e, em especial, dos novos Analistas-Tributários. “Recepciono a maioria dos presentes ao serviço público e gostaria de fazer uma reflexão diante dessa nobre missão que exercemos. Como o próprio nome já diz, temos o papel de servir e de estar a disposição da sociedade, logo, peço a vocês que façam do trabalho um retorno à sociedade. Vocês são instrumentos de mudança e de ampliação de serviços públicos para a nossa sociedade”, enfatizou.

Para uniformizar a apresentação aos novos Analistas-Tributários empossados em todo o Brasil, o secretário da RFB, Carlos Alberto Freitas Barreto, transmitiu um vídeo explicativo sobre a missão do "órgão estratégico da nação, de exercer a administração tributária e o controle aduaneiro com justiça fiscal e respeito ao cidadão, em benefício da sociedade".

Na gravação, Barreto afirmou que durante as etapas do programa de treinamento, realizado em conjunto com a Esaf, os novos servidores terão a oportunidade de conhecer o papel exercido pela Receita Federal. O secretário relatou também que os empossados, ao chegarem em suas unidades de trabalho, irão passar por uma ambientação supervisionada por monitores locais, para ajudar no desenvolvimento das competências necessárias. Ele informou ainda sobre a existência do Proeduc, um Programa Permanente de Educação Corporativa, que visa a capacitação permanente dos servidores. “Vocês vão ajudar a construir uma Receita Federal mais forte e mais justa. Recebemos hoje os líderes do futuro. A economia do País cresce e cada vez mais se demanda serviços por parte da Receita Federal. Vocês ingressam em um momento significativo e representam o suporte da atividade pública, seja no âmbito da arrecadação, seja em termos do controle aduaneiro, na busca de uma maior efetividade da atuação da RFB na área aduaneiro. Desejo a todos sucesso na vida profissional”, disse Barreto.

Os novos Analistas-Tributários receberam o material de boas vindas do Sindireceita Os novos Analistas-Tributários receberam o material de boas vindas do Sindireceita

O superintendente da Receita Federal do Brasil na 1ª Região Fiscal, José Oleskovicz, parabenizou os empossados pela aprovação no concurso público considerado um dos mais difíceis do País. “Isso revela o elevado nível dos colegas que hoje ingressam na Receita Federal”, destacou.

Em seu discursos de boas-vindas, o subsecretário de Gestão Corporativa da RFB, Marcelo de Melo Souza, revelou que aguardava ansioso o reforço dos novos Analistas-Tributários no quadro de pessoal da Receita Federal. Ele disse ainda que, em virtude do contingenciamento por parte do governo, no ano passado, houve atraso na nomeação dos aprovados no último concurso para o cargo.

O coordenador-geral de gestão de pessoas da RFB, Francisco Ribeiro Lessa Júnior, citou a perseverança ao longo do processo por parte dos aprovados. “A aprovação no concurso não é o final da jornada e sim o início de um trabalho intenso como servidor da RFB. Agora é a hora de mostrarmos resultado e servir à sociedade e ao estado brasileiro. Esse é o compromisso e o que esperam do nós. Cabe a cada um de vocês fazer a diferença nas equipes que irão compor”, aconselhou. Lessa sugeriu ainda que os novos utilizem a Intranet do servidor, a Conexão Receita, o Portal Educação Corporativa, entre outros. “Lá você encontrarão informações sobre diretos, remuneração, benefícios, auxílios, contracheque, Proeduc, oportunidades de capacitação, entre outros. Explorem essas vias, procurem o autodesenvolvimento, as ferramentas estão ai disponíveis”, explicou.

Já o secretário-adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes, disse que a posse além de ser um encerramento com chave de ouro dos ATRFBs, é o início da renovação do cargo. “Essa é a finalização de um importante passo conquistado ao passar em um concurso de extrema relevância ao nosso País”, disse.

AsaClub

Um estande do AsaClub foi montado para que os empossados pudessem conhecer melhor os convênios oferecidos e tirar dúvidas sobre a parceria entre o Sindireceita e o maior clube de convênios para cam Saúde também disponibilizou um estande com informações sobre produtos e políticas de saúde da Fundação para os Analistas-Tributários interessados. Recentemente, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita esteve reunida com diretores do GEAP para conhecer os benefícios disponíveis aos Analistas-Tributários que tenham interesse em migrar ou oficializar novas adesões ao Convênio.

A presidenta do Sindireceita, juntamente com representantes da Delegacia Sindical de Brasília, ficaram a disposição dos novos para esclarecimentos e, ainda, realizaram a entrega do material de boas vindas do Sindicato com um kit de divulgação institucional.

Portaria de nomeação

Foi publicada na edição de segunda-feira, dia 24, do Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 039 de nomeação dos 691 Analistas-Tributários excedentes aprovados no último concurso. A partir da data da publicação da portaria passa a contar o prazo de 30 dias para que o aprovado tome posse e, a partir desta data, a contar o prazo de até 15 dias para o início do exercício na unidade, conforme determina a Lei 8.112/1.990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União.

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita parabeniza os convocados e deseja a todos sucesso na jornada que se inicia. É com profundo entusiamos e alegria que o Sindireceita recebe os novos Analistas-Tributários. Nosso mais sincero desejo é que todos possam se realizar profissionalmente e encontrar na Receita Federal do Brasil o ambiente e o estímulo para que, junto com os demais colegas, possam contribuir para o aprimoramento da instituição e o desenvolvimento do nosso País.

Posse 2014 5Posse 2014 1Posse 2014 3Posse 2014 4Posse 2014 5Posse 2014 13Posse 2014 21Posse 2014 22