Cerimônia de posse concretiza luta conjunta do Sindireceita e dos novos Analistas-Tributários

Cerimônia de posse concretiza luta conjunta do Sindireceita e dos novos Analistas-Tributários

 A Escola de Administração Fazendária (ESAF) sediou nessa segunda-feira, dia 24, a solenidade de posse dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (ATRFB), excedentes aprovados no último concurso, realizado em 2012. A cerimônia também aconteceu simultaneamente nos estados do Acre/AC, Amazonas/AM, Amapá/AP, Bahia/BA, Espírito Santo/ES, Maranhão/MA, Mato Grosso do Sul/MS, Mato Grosso/MT, Pará/PA, Piauí/PI, Paraná/PR, Rio de Janeiro/RJ, Rondônia/RO, Roraima/RR, Rio Grande do Sul/RS, Santa Catarina/SC, São Paulo/SP e Tocantins/TO.


A posse dos 736 Analistas-Tributários - 691 excedentes e 45 vagas que não haviam sido preenchidas na primeira chamada - simboliza também a vitória do trabalho engajado dos aprovados e do Sindireceita. A luta alcançou repercussão nacional por meio da Comissão, formada pelo Grupo de Excedentes, e da articulação política direta do Sindireceita.


Posse 2014 (10) José Oleskovicz, fez a leitura do termo de posse da Analista-Tributária Ana Cristina Cavalcanti Fernandez


Na cerimônia, o superintendente da Receita Federal do Brasil na 1ª Região Fiscal, José Oleskovicz, fez a leitura do termo de posse da Analista-Tributária Ana Cristina Cavalcanti Fernandez em nome de todos os ATRFB lotados na 1ª Região Fiscal.


Ana Cristina descreveu o momento da posse como a realização de um sonho antigo e destacou a importância do trabalho do Sindireceita no processo de nomeação dos excedentes. “Por acreditar no trabalho do Sindireceita, participei de diversas ações impulsionadas pelo Sindicato. Representei o estado de Goiás na audiência pública, realizada em novembro de 2013, por solicitação do Sindireceita, na Câmara dos Deputados. Agora, quero me sindicalizar para que a luta seja contínua junto ao Sindireceita”, explica.



Posse 2014 (11) O servidor Tarcísio Bráulio Gonçalves representou todos os Analistas-Tributários na RFB nomeados


O secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Barreto leu o termo de posse simbólico para o servidor Tarcísio Bráulio Gonçalves em representação de todos os Analistas-Tributários na RFB nomeados. “É uma alegria enorme depois de grande esforço fazer parte da RFB. Esforço esse compartilhado de perto com o Sindireceita para que esse momento fosse vivenciado. Pretendo integrar o Sindicato, tanto pela melhoria da carreira quanto pela melhoria do País”, disse.


Engajamento nacional


A brasiliense/DF Mariana Dourado Machado Mendes participou de reuniões, audiência pública e grupos de debate nas redes sociais para somar ao trabalho do Sindireceita. “O orçamento da União previa a convocação de apenas 50% dos excedentes aprovados, no entanto, a articulação da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita garantiu a nomeação dos 691 ATRFB excedentes, número muito além dos 50%”, afirma.


O Analista-Tributário Alessandro Garrido, do Rio de Janeiro/RJ, foi responsável em realizar o cruzamento dos dados entre a Comissão, formada pelo Grupo de Excedentes e o Sindireceita durante o processo de negociação para convocação dos 691 ATRFB aprovados no concurso de 2012. “O trabalho do Sindireceita foi fundamental para garantir, em tempo, a nomeação da categoria excedente”, assegura.


Danilo Fonseca Rocha, Analista-Tributário de Teresina/PI, lotado em Brasília/DF, acompanhou as discussões sobre o tema nos grupos das redes sociais. “O Sindireceita foi muito presente no diálogo direto com a categoria e conseguimos resultados imediatos em todos os momentos no processo de negociação”, completa.