Trabalho de Analistas-Tributários pela segurança portuária em Santos/SP recebe destaque em reportagem

Trabalho de Analistas-Tributários pela segurança portuária em Santos/SP recebe destaque em reportagem

IMG_1800_Tribuna


O trabalho de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que integram as esquipes do Grupo de Operações Especiais Marítimas da Receita Federal (Gropem), no Porto de Santos, na costa e nos rios da Baixada Santista recebeu destaque em reportagem veiculada pelo jornal A Tribuna, no último dia 30 de março. Para realizar o controle aduaneiro, os analistas-tributários contam com duas lanchas de patrulha e fiscalização, batizadas como Leão Marinho I e Leão Marinho II.  Ambas possuem alta tecnologia e se configuram como importantes aliadas no combate a crimes como a pirataria, contrabando, roubos e ao tráfico de drogas.


As equipes do Gropem são compostas oficialmente por três Analistas-Tributários, que podem solicitar reforço de até outros 35 servidores. Além desta equipe, agentes da Polícia Federal também participam das operações.


Para realizar a fiscalização, os analistas-tributários contam com a tecnologia avançada das lanchas, que possuem um sistema de câmeras térmicas, com maior capacidade de monitoramento e registro de imagens em alta definição mesmo durante a noite. As embarcações contam ainda com estações remotas de consulta computadorizadas, são blindadas e possuem 18 toneladas cada uma. As lanchas Leão Marinho I e Leão Marinho II foram compradas pela Receita Federal em 2007 e são utilizadas ainda no cumprimento de leis em áreas abertas e abrigadas.


Confira a íntegra da reportagem aqui.