Nota de esclarecimento do Sindireceita - Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil

Não bastassem as dificuldades geradas pela intensa e incessante crise política que afetou diretamente a tramitação da Medida Provisória 765/2016 (Projeto de Lei de Conversão (PLV) n.º 16/2017), nos últimos dias passaram a ser distribuídas pelas redes sociais mensagens assinadas por servidores do cargo contendo inúmeros equívocos.

As mensagens utilizam argumentos superados e, até mesmo, falsas informações como justificativa contra aprovação da Medida Provisória 765/2016, Projeto de Lei de Conversão (PLV) n.º 16/2017.

É livre o exercício político e a manifestação de opinião, mas é lamentável a postura adotada por alguns em afronta inclusive à decisão soberana da categoria, que em Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU), órgão máximo de deliberação dos Analistas-Tributários, realizada entre os dias 7 e 8 de março de 2016, aprovou a proposta de reestruturação salarial e autorizou a assinatura do acordo com o governo. Veja o resultado da AGNU.

Estamos há mais de dois anos lutando intensamente pela implementação de um modelo de remuneração que, além de nos assegurar um reajuste, permite que todos os integrantes do nosso cargo tenham uma política específica de remuneração para os próximos anos, que serão marcados, seguramente, por restrições orçamentárias e por severos ajustes fiscais. Todos esses cenários e argumentos foram amplamente expostos e debatidos de forma clara e transparente com categoria ao longo de mais de dois anos de mobilização e assembleias semanais.

De forma pública e transparente, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita prestou todos os esclarecimentos à categoria. Em carta assinada por todos os diretores e enviada aos filiados, reafirmamos nosso compromisso histórico com os direitos dos Analistas-Tributários aposentados e pensionistas. Reforçamos intensamente a necessidade de unidade de luta. Mostramos a todos os riscos e perigos que interesses particulares poderiam trazer para nossa categoria. Veja a Carta da DEN aos aposentados.

A irresponsabilidade de poucos não pode e não colocará em risco o futuro de nosso cargo. Lamentavelmente, nas últimas horas, diante dessa ação orquestrada por poucos, fomos obrigados a dividir nosso escasso tempo entre o trabalho de convencimento no Congresso Nacional, que visa a inserção da MP 765 na pauta de votação da Câmara nesta terça-feira, dia 30; e ata de esclarecimento dos reais compromissos dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, que são representados por seu Sindicato, o Sindireceita.

Mais uma vez, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita reforça seu compromisso com a defesa dos interesses de todos os Analistas-Tributários. Nossa luta é pela valorização e pelo reconhecimento do nosso cargo, pelo fortalecimento de nossa Carreira e pela construção de uma Receita Federal ainda mais forte e eficiente.

Lamentamos que justamente nesse momento crucial tenhamos que vivenciar certas práticas que são condenáveis, principalmente quando mais precisamos da união e mobilização de todos.

Nossa luta é justa e temos a tranquilidade e a convicção de que ao longo de todo esse processo fomos movidos única e exclusivamente pelo sentimento de defesa dos interesses coletivos de nossa categoria e jamais permitiremos que nossa unidade seja abalada por quem quer que seja.

Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita