Encerrada a reunião do LXXII CNRE em Recife

Em reunião ordinária nesta sexta-feira, 24/08, o Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) discutiu e deliberou sobre vários temas, entre eles: a convocação de Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU), para que a base possa avaliar e decidir se quer que o Sindireceita filie-se à Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, dos Estados e do Distrito Federal (Febrafisco); remuneração e acordo salarial, Bônus de Eficiência e Produtividade da Carreira Tributária e Aduaneira (Bepata); cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação para os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil; e discussão sobre as deliberações da 15ª Assembleia Geral Nacional, encerrada na noite desta quinta-feira, dia 23.

Entre as decisões do CNRE está a indicação que o Sindireceita deverá atuar para que a Receita Federal do Brasil estabeleça, como diretriz, que qualquer curso de aperfeiçoamento ou pós-graduação oferecido pela instituição seja ofertado igualitariamente aos cargos da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, com a definição de critérios objetivos de seleção que não discriminem os cargos da carreira. “Isso é algo que a gente já faz e continuaremos a fazer”, declarou o presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas.
Outra decisão tomada pelos conselheiros está a promoção de atos que incentivem cursos e pós-graduações na área de Tecnologia da Informação (TI) para filiados ao Sindicato, principalmente nas áreas que passarão a ser exploradas pela Receita Federal do Brasil, relacionados à inteligência artificial e dados. Decidido também que será criada uma comissão para avaliar o relatório de Gestão da Diretoria Executiva Nacional, relacionado ao ano 2017.

Seixas voltou a esclarecer aos conselheiros o andamento do Bônus de Eficiência e Produtividade e reiterou o compromisso da DEN em lutar pela regulamentação do Bônus e cumprimento integral do acordo salarial. “Vamos insistir em finalizar o acordo neste e no próximo governo”, afirmou. Na avaliação do presidente do CNRE, Gerônimo Sartori, a reunião ordinária do Conselho foi muito produtiva para todos os participantes, tanto da reunião do Conselho quanto da 15ª AGN, encerrado na noite do dia 23/08. “Temos divergências e isso é salutar. Divergências fazem parte do amadurecimento da categoria. Creio que representamos muito bem os filiados com o nosso trabalho. Presidindo o Conselho, faço a defesa da instituição e do bom andamento de importantes fóruns deliberativos como esses”, finalizou.