Sindireceita participa de reunião do Fonasefe para debater desmonte no serviço público

Diante da reforma administrativa proposta pelo governo no serviço público, entidades e centrais sindicais estão se mobilizando para construir ações em defesa do setor público. Nesta terça-feira (17), o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizou uma reunião para debater as agendas de mobilização para as próximas semanas. O diretor de Assuntos Previdenciários do Sindireceita, Sérgio de Castro, participou da reunião que aconteceu na sede do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), em Brasília.

Os representantes dos servidores Públicos Federais fizeram uma avaliação de conjuntura e pautaram as mobilizações dos próximos dias, nos estados e em Brasília, contra a reforma da Previdência que está tramitando no Senado Federal. Serão realizadas manifestações no Senado, aeroporto de Brasília e visitas aos senadores. Além disso, discutiram sobre a possibilidade de realização de seminário ou encontro nacional para debater os impactos das reformas do governo Bolsonaro na sociedade brasileira.

Selecionada 5

As entidades representantes dos servidores públicos entendem que, em função das inúmeras propostas de mudança na legislação, é importante fazer um debate contínuo sobre o papel do servidor público. De acordo com as entidades sindicais, a onda de ataques do governo atinge setores como educação, meio ambiente, saúde, e alcança órgãos como Funai, Agricultura, Trabalho, Ciência e Tecnologia, além de estatais estratégicas ao Brasil.

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, entende que é importante os servidores participarem ativamente do debate de projetos e propostas relacionadas ao serviço público no Congresso Nacional. “Nesse momento é fundamental que todos os sindicatos representativos dos servidores públicos participem e debatam propositivamente sobre a reforma administrativa. Esse momento é crucial, e, portanto, não basta criticar os ataques que os servidores vêm sofrendo sem apresentarmos propostas para enfrentar o desmonte do serviço público”, propôs Geraldo Seixas.

Participantes

Participaram da reunião: Fonacate, Anffa – Sindical, Sinait, Sindifisco, Sindireceita, Andes, Condsef e Fasubra.