Sindireceita encaminha para o Jornal do Comércio ofício em repúdio as declarações do ex-ministro Onyx Lorenzoni

A Diretoria Executiva Nacional do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) encaminhou à Direção do Jornal do Comércio, no Rio Grande do Sul, um ofício, em repúdio as declarações do ex-ministro e deputado federal Onyx Lorenzoni (PL/RS), candidato ao governo do Rio Grande do Sul, que em entrevista, no último dia 11, atacou de forma leviana e desrespeitosa a instituição Receita Federal do Brasil (RFB).Veja no link o Ofício_Jornal_do_Comércio.pdf

Em suas falas o candidato evidenciou não apenas o desrespeito para com a instituição, bem como deixou claro que desconhece a importância do trabalho realizado pela Receita Federal e seus servidores para o país e para o estado que pretende governar.

No Rio Grande do Sul, a Receita Federal mantém mais de 50 unidades, entre a Superintendência, Delegacias, Agências, Postos de Atendimento, Alfândegas e Inspetorias que são responsáveis por atividades essenciais à dinâmica econômica do estado e também para a segurança e o bem-estar da população gaúcha.

Uma atuação que protege empregos, investimentos e cadeias produtivas que são fundamentais para a economia do Rio Grande do Sul. Somente nos últimos meses, os servidores da Receita Federal realizaram um conjunto de ações de combate ao contrabando de combustíveis que geraram um aumento das apreensões em mais de 480%.

Foram também os servidores da Receita Federal que desencadearam operações de combate a entrada ilegal de vinho no estado, defendendo os interesses de um dos setores mais importantes e tradicionais da economia gaúcha.

São os servidores da Receita Federal que atuam na facilitação do comércio exterior em um dos maiores portos secos da América Latina, instalado em Uruguaiana, assim como trabalham intensamente para manter o fluxo de mercadorias no Porto do Rio Grande e em outras unidades que são fundamentais para a integração comercial entre os países do Mercosul.

Na mesma entrevista, o candidato defendeu a necessidade de diálogo entre governadores, o Congresso e o governo federal, “para fazer com que a federação volte a ser respeitada no Brasil, e ela possa ser recolocada de pé, e para isso tem que botar a Receita Federal no lugar dela”.

Lamentamos a forma desrespeitosa e a falta de conhecimento por parte do candidato em relação “ao lugar” que a Receita Federal, que é um órgão essencial ao Estado brasileiro, ocupa na estrutura de nosso país e sua importância para a economia, para a administração pública e para toda a sociedade.

Nunca foi tão necessário elevar o nível do debate político em nosso país, um processo que passa pelo reconhecimento da importância das estruturas de Estado, que estão à serviço da nação e não de projetos de poder.

Esperamos que o candidato aproveite o processo eleitoral para conhecer mais as instituições públicas que servem a seus conterrâneos, pois os desafios que todos temos que enfrentar exigem, de cada um de nós, principalmente, daqueles que tem a pretensão de representar seu povo, esforços ainda maiores para superação de todos os desafios e obstáculos que precisam ser vencidos.