Sindireceita participa de encontro promovido pelo presidente Lula com centrais sindicais

O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, e o diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro, participaram na manhã desta quarta-feira, dia 18, de encontro promovido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva junto a centrais sindicais, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF. O evento contou com a presença de mais de 600 representantes de entidades de todo o Brasil, ministros e parlamentares.

Em sua explanação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que o encontro ocorrido hoje inaugura um novo tempo para os trabalhadores brasileiros, onde o diálogo será permanente, e defendeu a importância dos sindicatos para a democracia brasileira. “Essa gente acha que o mundo moderno não precisa de sindicato. Quanto mais séria é a democracia, mais ela precisa de sindicatos fortes e organizados para bem representar os direitos dos trabalhadores. Nós vamos cuidar disso e vamos trabalhar como parceiros”, afirmou.

Sindireceita encontro Lula centrais sindicais 18.01 Lula 1

No encontro, o presidente da República também reafirmou o seu compromisso de promover a isenção do Imposto de Renda (IR) aos contribuintes que recebem até R$ 5 mil, além da realização da reforma tributária. A mobilização de todo o povo brasileiro, de acordo com o chefe do Poder Executivo, será imprescindível para que ambos os temas sejam debatidos e aprovados no Parlamento. “Isenção ou aumento de impostos precisam de leis e nós vamos construir isso e vamos fazer uma reforma tributária. Estou fazendo um convite para que o movimento sindical brasileiro, representando os trabalhadores, ajude o governo a construir uma nova relação entre capital e trabalho e uma nova relação de direitos para o povo trabalhador, porque nós merecemos ser tratados com respeito e com justiça. Vocês têm, aqui, não um mero presidente da República. Vocês têm, aqui, um sindicalista que virou presidente da República do Brasil por conta de vocês”, declarou.

Sindireceita encontro Lula centrais sindicais 18.01 Luiz Marinho

Ainda durante o evento, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, informou que o governo realizará, em breve, uma agenda voltada às demandas de negociação dos servidores públicos. Segundo ele, o trabalho contará com coordenação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. “Nós vamos organizar uma agenda, sob a liderança da ministra Esther, para discutirmos a Convenção 151 da OIT e outras questões relativas às políticas para os servidores e servidoras”, disse.

Sindireceita encontro Lula centrais sindicais 18.01 Hugo Renê

O encontro também contou com explanação do vice-presidente da Pública Central do Servidor, Hugo Renê. O Sindireceita integra a entidade, por meio de sua filiação à Federação Servidores Administração Tributária (FEBRAFISCO). Segundo Hugo Renê, é urgente a adoção de medidas em defesa do serviço público, tais como a retirada de pauta da PEC 32 (reforma administrativa), a abertura da mesa de negociação e ações de valorização dos trabalhadores da Administração Pública. “Nós somos trabalhadores como quaisquer outros, não somos melhores ou piores do que ninguém. A PEC 32 é a destruição total do serviço público e é a destruição total do acesso ao serviço público às pessoas que mais precisam dele. A PEC 32 tem que ser retirada de pauta com a máxima urgência”, defendeu.

Horizonte promissor

O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, avaliou positivamente o encontro promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a participação das centrais sindicais na manhã desta quarta-feira. “A fala de Lula foi brilhante em busca da valorização da atividade sindical. Temos muito a contribuir em outros debates, pincipalmente com a reforma tributária. Nosso Sindicato tem projetos para reformular o Imposto de Renda, temos a campanha Atualiza Já!, temos o estudo CS Dedutível e muitas outras iniciativas importantes que o nosso Sindicato quer apresentar ao novo governo”, disse.

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sérgio de Castro, também elogiou as declarações do presidente da República e acrescentou que o Sindireceita está preparado para atuar em colaboração com o governo federal. “A fala do presidente Lula mostra a que ele veio. É, de novo, a discussão do povo no poder, do salário mínimo, da comida na mesa, da valorização no trabalho e da valorização do servidor. Hoje, o mandato do presidente Lula completa 18 dias e o nosso, na Diretoria Executiva Nacional, também. Estamos prontos para mostrar ao governo que o nosso Sindicato é parceiro e temos muito a colaborar com essa gestão”, afirmou.

Sindireceita encontro Lula centrais sindicais 18.01 MESA

Participação

Além do presidente da República, também compuseram a mesa diretora do encontro o ministro do Trabalho do Emprego, Luiz Marinho; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o presidente da CUT, Sérgio Nobre; o presidente da Força Sindical, Miguel Torres; o presidente da UGT, Ricardo Patah; o presidente da CTB, Adilson Araújo; o presidente da NCST, Moacyr Roberto Tesch Auersvald; o presidente da CSB, Antonio Neto; a presidenta da Intersindical Central Sindical, Nilza Pereira; o vice-presidente da Pública Central do Servidor, Hugo Renê; o presidente da Intersindical Instrumento de Lutas, Emanuel Melato; e o presidente da Central Conlutas, Luis Carlos Prates.