Diretoria Executiva Nacional e Comissão de Mulheres do Sindireceita participam de reunião com a COGEP

O Sindireceita participou na manhã da última quinta-feira, dia 02, de reunião com a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da Receita Federal do Brasil (COGEP/RFB), Denize Canedo da Cruz e sua adjunta, Raquel Valadares Von Glehn Ribeiro. Na ocasião foram discutidas as possibilidades de atuação conjunta do Sindireceita, da Comissão de Mulheres e da COGEP em ações na semana do Dia Internacional da Mulher em março.

Participaram pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) o presidente, Thales Freitas, as diretoras de aposentados e pensionistas, Marlene de Fátima Cambraia e de assuntos aduaneiros, Mariluce Vilela Fontoura, e a secretária-geral, Iêda Maria de Miranda. Pela Comissão das Mulheres participaram Denise Figueredo, Tânara Mira, Ana Wladia, Rosilene da Costa e Dardielle Lima.

O presidente Thales Freitas iniciou a reunião apresentando a Comissão de Mulheres para a coordenadora, agradecendo a oportunidade e destacando o apoio e a importância do trabalho em parceria com a Receita Federal do Brasil. “Uma excelente iniciativa para trazer e ampliar a participação das mulheres, tanto no Sindireceita quanto na Receita Federal e passar a dar exemplo para outros órgãos e entidades sindicais”, afirma.

Thales

A Diretoria Executiva Nacional e a Comissão de Mulheres apresentaram o projeto para a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, que disse estar aberta para o trabalho conjunto, essencialmente com olhar para a gestão da mulher dentro da Receita Federal.  Para ela, o Sindireceita sempre chamou atenção por “apontarem algo que não consideram adequado, falarem o porquê, mas vocês vêm com uma proposição, acrescentando e abrindo espaço para o diálogo”.

Denize Canedo afirmou ainda que nos anos anteriores apenas 30% dos cargos de gestão do órgão eram ocupados por mulheres. Uma porcentagem muito baixa para a casa, explica: “Deveríamos ter pelo menos 50%.” Além disso, Canedo citou o projeto Liderança Feminina na RFB, em que foi realizada uma roda de conversa virtual, com duração de mais de 2 horas, com 11 mulheres gestoras do órgão. A segunda iniciativa destacada foi uma entrevista com Luiza Helena Trajano, uma das mulheres empreendedoras mais conhecidas do País; e a terceira, que estava programada para o meio do ano passado teve que ser adiada.

Comissão de mulheres e COGEP

Neste ano a ideia é levar o trabalho de pesquisa cientifica de três colegas servidores da Receita Federal do Brasil relacionados a temática para uma live especial no dia 8 de março.

Em resposta, a DEN apresentou possível participação de Lucelena Ferreira, autora do livro “Manual Antimachismo – Como enfrentar agressões de gênero no ambiente profissional” em live especial no dia 07 de março. Já a Comissão de Mulheres do Sindireceita está realizando as últimas tratativas para confirmar uma palestra relacionada a assédio no trabalho no dia 09 de março.

A COGEP considera a data do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, para a iniciativa de apresentação dos trabalhos científicos, intercalando as ações da Receita Federal com as iniciativas do Sindireceita e da Comissão. A contratação das palestrantes estaria a cargo do Sindireceita e da Comissão de Mulheres. Canedo afirmou ainda que pode garantir toda a logística para a realização das lives, bem como a possibilidade da participação dos secretários do órgão.

A Comissão de Mulheres também apresentou a proposta da criação de um canal de denúncias de assédio dentro da Receita Federal. “É um assunto delicado e com a Receita Federal seria mais fácil de trabalharmos em conjunto esse assunto tão delicado que é o assédio”, disse a presidente da Comissão de Mulheres, Denise Figueredo.

Comissão de Mulheres e COGEP 2

O presidente Thales Freitas aproveitou a ocasião e também relatou o problema que os servidores aposentados e com mandato classista enfrentam por não terem acesso às lives promovidas pela Receita Federal do Brasil. Canedo informou que as informações relatadas devem ser tratadas com a área de Tecnologia da Informação.

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da RFB abriu espaço para que o Sindireceita leve colegas Analistas-Tributárias para refletir, em lives, sobre o papel e as condições das mulheres no órgão e na sociedade durante todo o mês de março.  Já a Comissão de Mulheres, ficou de encaminhar por e-mail todas as iniciativas já formuladas para a semana do Dia Internacional das Mulheres, bem como os links das lives promovidas pela comissão anteriormente para que Canedo tenha conhecimento geral.

DEN e Cogep