Sindireceita disponibiliza caderno de propostas aprovadas na Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas

O Sindireceita informa à categoria que o caderno de propostas aprovadas na Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas já está disponível para leitura e download. O encontro ocorreu nos dias 21 e 22 de junho, em Fortaleza/CE. Confira a íntegra do caderno aqui (PDF).

A Plenária Nacional contou com a presença de 90 participantes, sendo 49 representantes de 44 Delegacias Sindicais (DS) com direito a voz e voto; 25 observadores de nove Delegacias Sindicais; e 16 convidados, entre eles o presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Thales Freitas; o presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), Gerônimo Sartori; integrantes da Comissão Organizadora do evento; diretor de Comunicação da DEN, Moisés Hoyos; e colaboradores.

O encontro teve por objetivo ouvir os colegas aposentados, aposentadas e pensionistas de todo o país, visando obter propostas voltadas às suas respectivas necessidades, debater e encaminhar suas resoluções aos órgãos competentes do Sindireceita. Para isso, a etapa preparatória da Plenária contou com a realização de pesquisa eletrônica junto a este público de filiados e assembleias locais – iniciativas que resultaram na elaboração de um caderno de trabalho que orientou os debates, a formulação das propostas e as deliberações finais da Plenária.

As propostas debatidas no encontro foram organizadas em três eixos, sendo eles: Desafios para a carreira dos Analistas-Tributários (Eixo 1); Aprimoramento e fortalecimento da organização dos aposentados e pensionistas na estrutura do Sindireceita (Eixo 2); e Plano de ação e principais bandeiras de luta (Eixo 3). Foram aprovadas 59 propostas, sendo 11 referentes ao Eixo 1; 29 relacionadas ao Eixo 2; e 19 relativas ao Eixo 3.

Além das proposições aprovadas, a Comissão Organizadora da Plenária também apresenta, ao final do caderno, as avaliações dos participantes do evento sobre a realização do encontro. Segundo a percepção dos componentes da Comissão, todos os participantes avaliaram positivamente a Plenária, tendo predominado um sentimento de esperança e o desejo de reproduzir os debates, de divulgar os resultados e de construir a viabilidade da implantação das propostas a partir das Delegacias Sindicais e junto às instâncias deliberativas do Sindicato.

Os relatos dos colegas aposentados, aposentadas e pensionistas sobre o evento também foram registrados em vídeo divulgado neste mês de julho pelo Sindireceita. Confira abaixo.

A Comissão

A proposta de realização da Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas foi apresentada durante a LXXXII Reunião Extraordinária do CNRE, realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro 2023. Durante a reunião do CNRE os conselheiros também deliberaram pela criação de uma Comissão para estudar, planejar e realizar a plenária.

Constituída exclusivamente por ATRFBs aposentados, a Comissão foi definida com os seguintes componentes: Marlene de Fatima Cambraia; Iêda Maria de Miranda; Elza Aparecida D’Andrade Trivelato; José Rosa Soares Filho; Neli Gehlin; Marah Castro; Priscila Maria Borges de Resende e Valdeth Silva Pereira.

Divulgação das propostas

A Comissão pede que todos os representantes presentes na Plenária dos Aposentados e Pensionistas façam o repasse do evento para o máximo de Analistas-Tributários filiados. A divulgação das sugestões constantes no caderno de propostas aprovadas na Plenária Nacional é de extrema importância, pois representam os anseios dos aposentados e pensionistas do Sindireceita e necessitam ser discutidas dentro da categoria.